TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Trabalho Universitário: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia deriva do grego anthopos (homem) e logos (teoria,ciência),significa todas as teorias a respeito do ser humano.

Destacam - se as teorias: a antropologia científica e antropolologia filosófica .

A antropologia científica pode ser física : que estuda a evolução humana como o corpóreo,por toda a existência, desde os primatas, e a cultural que trata do multiculturalismo sob os mais diferentes pontos de vista.

Antropologia filosófica é o ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do homem, e possui vertentes: concepção essencialista ou metafísica, herdada dos gregos,é preservada até hoje em algumas teorias pedagogicas, e busca a essência existente em todas as coisas, um modelo a ser seguido por todos os homens, para se alcançar um ser ideal.Concepção naturalista: idealizada com a evolução científica do séc. XVII, com seu apogeu no séc. XIX, e havia a concepção determinista do ser humano, reduzido à dimensão corpórea, estaria sujeito as forças da natureza, tornando-se incapaz de gerir seu próprio destino.Como relevância da visão naturalista, o behaviorismo ou psicologia comportamentalista, que predomina ainda hoje diversas tendências na educação, sugerindo técnicas e procedimentos pedagógicos, tendo Skiner,o principal representante dessa tendência.

Concepção histórico-social: contemporânea tendo Rosseau como precursor e revolucionário das teorias pedagógicas.

Destacando-se também entre os filósofos Hegel, comvir-a-ser.O ser humano passa a ser pensado como ser no tempo,sendo confrontado por Marx, pela concepção de que não há natureza humana universal.

Epistemologia

Epistemologia vem do grego episteme(ciência) e também é chamada Filosofia das ciências ou Teoria do Conhecimento, também chamada gnosiologia (do grego gnose,"conhecimento).

Na Idade Moderna (séc.XVII) a teoria do conhecimento costituiu uma disciplina independente.

Filósofos modernos como Descartes, passaram a ver a realidade do mundo como problema, na medida em que desvendaram a origem do conhecimento,como o critério de verdade.Derivando duas tendências: o Racionalismo e o Empirismo.

Inatismo e Empirismo: A partir da frase "penso logo existo",(cogito,ergo,sum) Descartes, por intuições, descobre "ideias inatas"(Aranha, Maria de Lúcia de A.) isto é, que já nascem com o indivíduo. São ideias que vêm da razão, por isso sua filosofia é dita racionalista. Trata -se de um idealismo e um sujetivismo.

Quando comparamos empirismo com o racionalismo, notamos que, Locke destaca o papel do objeto, Descartes enfatiza o papel do indivíduo.

Isso não significa que o empirismo despreze a razão, mas sim que a subordina ao trabalho anterior da experiência. Tampouco significa que o racinalismo exclua a experiência sensível, mas apenas a considera ocasião do conhecimento, sempre sujeita a enganos.

(Aranha, Maria Lúcia de Arruda).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com