TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Filosofica

Por:   •  9/5/2015  •  Dissertação  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

O Homem

O Homem, um ser que diferentemente de outras espécies, vive num meio sustentado pela cultura, o homem difere das outras espécies pela sua capacidade intelectual e livre arbítrio.

A alteridade e Unicidade são algumas das categorias que definem a estrutura humana.

A Alteridade mostra a necessidade que tem o ser humano em se relacionar com outros de sua espécie, ou seja, o homem não se fecha em si mesmo, ele busca a sociabilidade e a comunidade. Existe uma necessidade de se comunicar e manter um contato com o mundo.

Enquanto na Unicidade, uma categoria que mostra o lado único, concreto e indivisível do ser humano. Cada ser é único e peculiar a sua espécie, por mais que ele socialize com outros seres, ninguém nunca será igual a ninguém,. Assim como Alteridade e Unicidade, existem outras categorias que também definem o ser humano, como a Dialética, a Metafísica e a Totalidade.

Ao mesmo tempo em que o homem é Único, Sociável, ele também é livre.

E no quesito Liberdade o homem se mostra com um ser capaz de intervir em uma situação a fim de aceitá-la, rejeita-la ou transforma-la. Como ser livre, o homem se mostra capaz de optar e tomar decisões.

A Liberdade é característica principal do ser humano. Uma pessoa mesmo que ligada ao mundo pelo corpo físico, não é condicionada pelos impulsos como outros animais. Porem a liberdade deve vir acompanhada pela responsabilidade, afinal uma vez que o homem é livre, ele é responsável por tudo que faz.

A capacidade espiritual é o que dá sentido a existência, o que nos possibilita lutar por um ideal, distinguir entre bem e mal.

Em todo homem existe uma direção para o bem, para os bons valares e o homem é livre para segui-los ou não.

A Historicidade nos mostra como o Homem é diferente dos outros seres da natureza, o ser humano sente necessidade de construir, de progredir, de ensinar, de ir além.

Mesmo possuindo um corpo biológico, sujeito a alterações físicas e fisiológicas o homem necessita de outras pessoas para sua própria realização. Mesmo sendo um ser social, não é um ser autossuficiente, precisa do próximo, assim como precisa de outros elementos da natureza para sobreviver e avançar. Construir, descobrir e elaborar tecnologias tem sido o sonho e a realidade do Homem Moderno.

Mesmo sabendo que os avanços tecnológicos trouxeram infindáveis benefícios para a humanidade, eles nos tiraram o foco, do que realmente é importante, da verdadeira essência do homem, nos prendendo num mundo de consumo exacerbado, de valores invertidos, onde Homem sociável, se fecha em si, priorizando somente suas necessidades e desejos de consumo, nos mostrando a realidade individualista do capitalismo, onde o ter é mais importante que o ser, onde a Liberdade incondicional da essência do Homem foi posta em  perigo, nos fazendo esquecer dos alicerces do humanismo e cedendo a pressão dos mercados e do mundo capitalista.

Nossos sistemas de valores éticos são formados dentro da tradição psíquico-espiritual, esses valores são: amor, individualidade, compaixão, empatia, esperança no futuro, etc. Todos esses valores decendem de uma visão religiosa ou humanística, que hoje contrastam com os outros valores criados por grupos de interesses atuantes na sociedade, como valores de consumo, posição social, vicios e  possessões, desestabilizando a homeostase do ser humano unico e holistico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com