TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Filosófica

Dissertações: Antropologia Filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

CAPÍTULO IVº

O SER HUMANO,

É UM SER ANIMADO E LIVRE

(HOMO SAPIENS)

Iº O PRINCÍPIO ANIMADOR DO SER HUMANO

A - EXISTE O PRINCÍPIO ANIMADOR, OU “ALMA” OU “PSIQUE”

Para explicar o movimento intrínseco (que tem a sua causa eficiente no mesmo ser que o emite) e imanente (finalizado ao bem do mesmo ser vivo) do ser vivo, é necessário admitir a existência, nele, de um “princípio animador imaterial”, chamado também de “alma” (que anima) ou “psique”.

- O termo “princípio” tem significado sentido muito genérico, passível de muitas especificações. Suas propriedades essenciais são de ser causa eficiente primeira ( = que principia) do movimento intrínseco e imanente, e, conseqüentemente, imaterial, dotado de algum nível de conhecimento e de “apetição”.

- O termo “animador” indica a função essencial que desempenha, a de “mover”, “animar” o ser vivo.

- O termo “imaterial” define, de forma negativa, a sua natureza especifica: a de não ser material, e, portanto de não ser “extenso”, de não “ocupar espaço”, de não ser “inerte”; todas qualidades próprias da matéria.

B - EXISTEM PRINCÍPIOS ANIMADORES” OU “ALMAS” ESSENCIALMENTE DIFERENTES.

É impossível qualificar diretamente os princípios animadores, pois não pertencem ao aspecto fenomênico do seres vivos corpóreos. Mas com base no princípio ontológico: “a efeitos essencialmente diferentes devem correspondem causas essencialmente diferentes”, diante de seres vivos com comportamentos essencialmente diferentes, é necessário concluir que existem, princípios animadores (almas) essencialmente diferentes.

Mas existem seres vivos, essencialmente diferentes?

A existência, universalmente aceita, de diferenças essenciais entre os comportamentos dos vegetais, dos animais e dos humanos, exige a existência de três diferentes tipos de almas: “alma vegetal”, “alma animal” e “alma humana”.

C - EXISTE NO COMPOSTO HUMANO UM PRINCÍPIO ANIMADOR OU ALMA “ESPIRITUAL”.

Entre os produtos do composto humano (ações, pulsões, emoções, imagens, volições, conhecimentos...), encontram-se efeitos intrinsecamente independentes da matéria (ex. idéias abstratas e universais, reflexão total...). Tais efeitos, pelo princípio ontológico: ”todo efeito tem uma causa “proporcionada”, exigem que a sua causa seja também “intrinsecamente independente da matéria”.

A esta “causa” ou “princípio animador” ou “alma intrinsecamente independente da matéria”, atribui-se o nome de espírito.

- Espírito (alma espiritual, alma humana) é o nome filosófico que, comumente, se reserva para indicar a alma humana, intrinsecamente independente da matéria, princípio da inteligência e da liberdade humana.

- Psique (princípio animador psíquico, psiquismo, alma animal), é o nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com