TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica do filme “Segunda-Feira ao Sol”

Por:   •  30/12/2016  •  Dissertação  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Temos a história de Santa, um estivador desempregado na cidade de Vigo (Espanha) pelo fato do estaleiro da cidade fechar em virtude de uma concorrência desleal com um grupo coreano. Santa não é o único afetado por tal situação. Todos os seus amigos passaram pelo mesmo problema de desemprego e receberam uma indenização. Uns conseguiram reorganizar suas vidas, tornando-se ou dono de bar, ou segurança de uma empresa privada. Mas outros permaneceram no desemprego, o que tornava o cenário angustiante. E assim, os antigos estivadores tentavam levar as suas difíceis vidas de maneira improvisada.

O filme é uma antiga história que se repete dentro da dinâmica do sistema capitalista. Lançado em 2001, “Segunda-Feira ao Sol” denunciava o que a economia de mercado e o neoliberalismo provocavam na sociedade, onde a ausência de qualquer medida protecionista por parte dos governos levavam ao desemprego e a miséria, achatando ainda mais uma classe já não tão favorecida. 

No filme, percebemos a total falta de perspectiva de Santa e seus colegas. O protagonista é o que tem uma atitude um pouco mais “descolada”, fazendo o possível para conseguir dinheiro e comida, seja cantando a moça que dá amostras grátis de queijo no supermercado, seja trabalhando de babá para a filha do dono do bar, que quer sair com o namorado e tem que tomar conta do filho de um ricaço. Outro amigo de Santa, Lino, faz constantes entrevistas em agências de emprego, tentando aparentar ser mais jovem, sem sucesso. O caso de Amador é o mais deprimente. Além de morar sozinho num prédio vazio, ele é abandonado pela sua mulher e vive dizendo que um dia ela voltará. José convive com humilhação de ser sustentado pela sua mulher Ana, que se envolve com outro homem em seu emprego numa fábrica de atum enlatado e com isso, corre o risco de perder a mulher e o sustento.

Definitivamente, é um filme completamente desesperançado. É um filme para refletir sobre como a ganância do sistema capitalista é capaz de destruir a vida de uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com