TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme “Anjos do Sol” retrata exploração sexual de crianças no Brasil

Por:   •  15/4/2016  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 4

Análise Crítica

Nome: Luciene da Silva Curso: Direito
Identificação do filme:

ANJOS DO SOL. Direção de Rudi Lagemann. Brasil: Globo filmes, 2006. (92 min.), Som. color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cZZ2sKZ1Agk. Acesso em: 24/03/2016.

Um filme de 2006, que relata a jornada difícil de Maria, que é vendida pelos pais no sertão da Bahia, e acabar se tornando prostituta em um garimpo. Portanto o “Anjo do sol” retrata a exploração sexual e o tráfico infantil, nos quais vemos indivíduos de má índole, se aproveita da situação econômica e do analfabetismo, ou seja, da ignorância intelectual, essa realidade torna-se as pessoas que tiveram menos oportunidade na vida, mais suscetíveis para ser enganadas com falsas promessas de uma vida melhor.

A protagonista Maria da produção “Anjos do Sol” vive na pele o cotidiano de muitas adolescentes, o filme retrata a realidade, e prova que a “arte” imitar a vida, ou seja, a realidade de muitas garotas já foi relatada em reportagens de jornais. Aqueles que deveriam ser os provedores, e da condição de uma boa educação e uma infância adequada, vende “Maria” com apenas 12 anos, no Sertão da Bahia. Maria é revendida a uma cafetina junto com outras meninas, que as leiloa para pessoais com alto poder aquisitivo. Maria é comprada como presente de aniversário de quinze anos para um filho de um fazendeiro, e revendida a um cafetão “Saraiva” dono da casa vermelha, bordel que obriga a trabalhar como prostituta em um garimpo na Amazônia.

O que é percebido nesse bordel, é que as meninas são mantidas em cárcere privado, pois a ameaça direta a qualquer tentativa de fuga, o ambiente tem mata fechada, e as grades na janela dificulta qualquer possibilidade de liberdade. Maria como foi leiloada junto a Inês, e as duas tentam fugir, mais acabaram sendo capturadas por Saraiva, o castigo de Inês é ser amarrada em um jeep, e arrastada até morte, Maria é acorrentada à cama e mais uma vez é obrigada a ter relações com os homens no período de trinta dias. Todavia a comunidade da “Vila socorro” aceita essa atrocidades como se fosse algo corriqueiro.

Estando vivendo em ambiente degradante, com riscos de doenças sexualmente transmissíveis, Maria tentar uma nova fuga, e dessa vez consegue carona com um caminhoneiro, chegando ao Rio de Janeiro, ligar para uma cafetina, que foi indicada por uma amiga da Vila Socorro. Nessa parte temos outro choque da realidade, pois “Dona Vera” mantém outras meninas se prostituindo na orla de Copacabana, através da internet. Mesmo assim Vera providência para Maria documentos falsos mentindo sua idade, Maria entende que mesmo fugido daquele pesadelo no amazonas, a sua perspectiva mais uma vez é a prostituição.

Percebo que para amenizar a realidade da exploração sexual, faz necessário o suporte às organizações que trabalham com as adolescentes exploradas e o avanço da condenação para esses crimes. As autoridades competentes precisam agir desencorajando atuação, e dando suporte para essas adolescentes. A sociedade também precisa ter profundas alterações culturais, e aspectos educacionais que alcance todos os indivíduos, só assim certos comportamentos sociais serão mais reprimidos e mais difíceis de serem concretizados. Pois a exploração sexual contra crianças e adolescentes precisam de várias camadas de atuação. Nesse contexto temos a falta de informação e de educação que na maioria dos casos a realidade da vida, das famílias como a do filme se deixar levar por promessas ilusórias, que acarretam para as adolescentes, um caminho sem volta, para mundo cruel da prostituição. Nesse mundo da prostituição tudo parece ter um preço super faturado, itens básicos como moradia, comida, roupas e remédios, são utilizados para justificar o não pagamento de salário digno, viver nessa situação é assustador, pois a ameaça psicológica, e a violência física, para as meninas não fugirem dessa triste realidade, é uma chantagem quase sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com