TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The moral development of forgiveness

Por:   •  16/8/2016  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Enright, R. D., & The Human Development Study Group. (1991). The moral development of forgiveness. In W. Kurtines & J. Gerwitz (Ed.), Handbook of moral behavior and development (pp.123 – 152). Hillsdale NJ: Erlbaum.

O capítulo inicia com uma revisão sobre o conceito do perdão e suas variações encontradas na bíblia hebraica e no novo testamento. Os autores apresentam uma definição contemporânea do perdão que seria: uma renegação do afeto e julgamento negativo, pela visão do malfeitor com compaixão e amor, em face da injustiça considerável do malfeitor. Essa definição preocupa-se com o ponto de vista da pessoa que perdoa e não daquele que busca o perdão. O perdão aqui é visto como uma aplicação específica da misericórdia.

São apresentados dois modelos psicológicos para o perdão: Um modelo social cognitivo-desenvolvimentista e um modelo social de processamento. O primeiro modelo relaciona o desenvolvimento do perdão em seis estágios descritos da seguinte forma: 1º estágio – perdão vingativo – Eu posso perdoar alguém apenas se for possível punir o malfeitor em um grau similar de dor que sinto. 2º estágio – perdão compensatório – se eu obtiver de volta o que foi tirado de mim, então eu posso perdoar, ou caso eu me sinta culpado por não perdoar alguém eu posso dar o perdão para eliminar minha culpa. 3º estágio – perdão de expectativa – eu posso perdoar se outros me fizerem pressão para isso, é fácil perdoar quando outras pessoas esperam por isso. 4º estágio – perdão de expectativa legal – eu perdôo quando minha religião demanda isso. 5º estágio – perdão como harmonia social – eu perdôo quando isto restaura a harmonia ou as boas relações na sociedade. 6º estágio – perdão como amor – eu perdôo incondicionalmente porque isso promove o verdadeiro sendo do amor. Porque eu realmente me preocupo com cada uma das pessoas. Cada estágio de desenvolvimento do perdão é relacionado a um estágio do desenvolvimento moral de Kohlberg e apenas no último estágio é possível verificar o perdão genuíno.

O segundo modelo apresenta os processos para perdoar outra pessoa. O modelo se começa com um dano causado ao individuo que irá iniciar uma seqüência de estratégias que irão determinar a ocorrência do perdão. O primeiro processo é a conscientização (componente 1) da conseqüência emocional causada pelo sofrimento. Essa conscientização é seguida por uma necessidade de se resolver o conflito (componente 2). Inicia-se então a decisão entre as estratégias (componente 3), onde o perdão só será escolhido caso o motivo para perdoar (componente 4) for forte. A decisão para o perdão (componente 5) consiste no ponto onde ocorre a desistência do ressentimento ou punição do malfeitor. Seguem-se a execução da estratégia de perdão interna (componente 6) e a necessidade da ação (componente 7). Após esse ponto ainda estão presentes no modelo as estratégias de reconciliação que culminam na liberação.

Ressalta-se que as etapas do processo não são rígidas e as pessoas que perdoam não necessariamente passam por todas elas.  A seqüência é lógica mas não invariante.

Os autores apresentam por fim um conjunto de pontos na utilização do perdão como uma estratégia eficaz na resolução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com