TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem real e necessidades da comunidade

Ensaio: Aprendizagem real e necessidades da comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Ensaio  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

Escolha D para as expressões referentes ao currículo disciplinar; e T para as expressões referentes ao currículo transdisciplinar, conforme a síntese que Fernando Hernandez apresenta em seu livro:

Rejeição de uma única fonte de informação, com priorização de fontes diversas

Aprendizagem voltada ao mundo real e às necessidades da comunidade

Aprendizagem voltada à sala de aula

Livros-texto

Forte foco em atividades individuais

Lições

Orientação curricular por temas ou problemas

Professor facilitador

Trabalho em grupo por projetos

Provas

Conceitos disciplinares

Forte foco em questionamentos e pesquisa

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Assinale as alternativas que caracterizam a metáfora da “rede” como estratégia de organização de currículo integrado. Mais de uma alternativa pode ser assinalada:

Escolha pelo menos uma resposta.

a. A noção de “rede” foi proposta por Efland e favorece a prática do currículo transdisciplinar

b. As “ideias-chave” transcendem uma disciplina

c. A noção de “rede” baseia-se na exploração de “ideias-chave”

d. As ideias-chave podem ser comparadas às estações de conexão por seu isolamento e relevância em disciplinas específicas

e. A noção de ideias-chave é equivalente à de currículo em espiral

Opa! Parece que você identificou de modo inadequado uma ou mais alternativas que caracterizam a metáfora da “rede”. É recomendável que você leia os comentários referentes a cada uma das alternativas que selecionou e faça uma nova leitura da noção de “rede”, discutida por F. Hernández nas páginas 57 a 59.

A proposta de ideias-chave alinha-se à de transdisciplinaridade e estende-se a mais de uma disciplina, por isso é entendida como uma estratégia para a organização do currículo integrado. Além disso, a metáfora de “rede” foi associada à proposta de “ideias-chave” porque pressupõe a exploração de ideias importantes em campos diversos e, ao mesmo tempo, são interligadas. Historicamente, Efland propôs a noção de “rede” em 1997; por carregar a ideia de que os conhecimentos são interligados e de que um único conhecimento permeia várias esferas, essa noção alinha-se ao currículo transdisciplinar.

Observe que a noção de ideias-chave difere da de currículo espiral, proposta por Jerome Bruner. Isso porque o currículo em espiral de Bruner é baseado em disciplinas e, ainda, é em virtude de suas interligações e relevâncias em áreas de conhecimento em esferas variadas que as ideias-chave podem ser comparadas às estações de conexão.

As alternativas corretas são:

• As “ideias-chave” transcendem uma disciplina.

• A noção de “rede” baseia-se na exploração de “ideias-chave”.

• A noção de “rede” foi proposta por Efland e favorece a prática do currículo transdisciplinar.

Parcialmente correta

Notas relativas a este envio: 0.33/1.

Question 3

Notas: 1

Leia o parágrafo abaixo, retirado do livro de F. Hernández:

O currículo integrado pode ser usado [...] “como estratégia para que os alunos aprendam os procedimentos que lhes permitam continuar aprendendo ao longo de toda sua vida e, sobretudo, para que o conhecimento escolar seja atualizado e responda à necessidade de que a escola ofereça um suporte básico para explorar as diferentes parcelas da realidade e da experiência dos próprios alunos.”

Selecione as alternativas cujas ideias estão pressupostas no trecho anterior. Mais de uma alternativa pode ser assinalada:

Escolha pelo menos uma resposta.

a. A atualização do conhecimento escolar é necessária

b. É desejável que as pessoas aprendam por toda a vida

c. O currículo integrado favorece a aprendizagem significativa, porém restringe a visão dos alunos a uma única parcela da realidade

d. Faz-se necessária a exploração de diferentes parcelas da realidade

e. Há necessidade de que os alunos aprendam tudo o que precisam para a sua vida no período escolar

Muito bem! Você identificou corretamente todas as alternativas cujas ideias estão pressupostas no parágrafo de F. Hernández.

Ao ler o trecho extraído do livro de F. Hernández, podemos entender que a aprendizagem ao longo da vida deve ser privilegiada. Isso está implícito na sugestão do autor de buscar estratégias para que os alunos aprendam ao longo de toda sua vida. É possível perceber também que F. Hernández enfatiza a necessidade de oferecer aos alunos um conhecimento escolar atualizado ao mencionar uma das possibilidades do uso do currículo integrado “para que o conhecimento escolar seja atualizado”. Finalmente, uma das necessidades apontadas por F. Hernández é a de que o ensino escolarizado favoreça a exploração de diferentes parcelas da realidade. Como você viu em aulas-tema anteriores, a visão do mundo como um conjunto de fenômenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com