TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentar as Contribuições do Uso da Música na Educação

Por:   •  26/12/2023  •  Seminário  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Anhaguera

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

Pedagogia

[pic 2][pic 3]

Tianguá

2023

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        10

8        CRONOGRAMA        11

9        RECURSOS        12

10        AVALIAÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente estudo viabiliza apresentar as contribuições do uso da música na Educação Infantil. A pesquisa tem um caráter qualitativo, apoiando-se numa revisão bibliográfica a respeito do assunto selecionado.  

A musicalização na educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças. Através de atividades musicais, como cantar, dançar e explorar instrumentos simples, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e sociais. Além disso, a música estimula a criatividade, a expressão emocional e contribui para a formação do repertório cultural.

Ao incorporar a musicalização na rotina escolar, os educadores podem promover um ambiente mais dinâmico e participativo. Essa abordagem não apenas torna o aprendizado mais lúdico, mas também favorece a integração de conceitos de diversas disciplinas.

É importante considerar a diversidade musical, explorando diferentes estilos e culturas, proporcionando assim uma experiência rica e inclusiva para as crianças. Ao fazer isso, a musicalização na educação infantil contribui não apenas para o desenvolvimento individual, mas também para a construção de uma base sólida para futuros aprendizados..

  1. TEMA  

O tema em questão, traz a tona o lúdico, traz também vários benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional

As experiências nos primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano. Portanto, trabalhar com músicas na educação infantil tem grande importância, não só para futuros desempenho musicais mais também para o desenvolvimento das capacidades sensoriais em geral da criança. 

A musicalização  auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora. Outro resultado importante da musicalização na vida das crianças é a socialização exercida na interação entre os colegas. Isso contribui para a sua capacidade de integração e promoção do senso de cooperação nas tarefas.

Além de colaborar no desenvolvimento cognitivo, a musicalização estimula potencialidades dos circuitos cerebrais que auxiliam para uma compreensão mais clara da linguagem e comunicação.

A musicista Samira Prigol, que é pós-graduada em educação musical, ainda destaca que a música é imprescindível na educação infantil, uma vez que, pedagogicamente, é um recurso enriquecedor para o processo educacional. “A criança recebe inúmeros benefícios através de algo que é prazeroso, lúdico e natural. A música auxilia no desenvolvimento da concentração, atenção, foco, criatividade, imaginação e disciplina. Com um forte valor artístico e estético, ela auxilia no desenvolvimento auditivo, linguístico, corporal e emocional”, destaca.

Entretanto, mais do que apresentar a música ainda na educação infantil, os músicos e educadores Angelo Mundy e Flora Poppovic, do Mundo Aflora, ressaltam ainda a importância de apresentar os mais diversos instrumentos musicais nesse processo.

        Para eles, apresentar diversos instrumentos para crianças na educação infantil tem a mesma função e importância de apresentar livros para crianças que ainda não estão alfabetizadas. “Elas vão se familiarizando com o objeto, com a sonoridade das palavras (através da leitura de outra pessoa-referência) as ilustrações e as formas das letras, e quando chega o momento, ler acontece de forma rápida e natural, por estarem mais habituadas. Do mesmo modo se constrói a musicalidade e a relação com a música”, exemplificam os músicos Mundy e Flora.

       A música, que passa de geração para geração e é uma das linguagens mais antigas da humanidade, faz parte de nosso contexto educacional. Ela possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem e uma grande aliada no crescimento saudável.
Observar, discutir, comparar, descobrir semelhanças e diferenças são pontos importantes que a proposta interdisciplinar, envolvendo as áreas de Natureza e Cultura, Arte e Música, prioriza para os alunos da Educação Infantil.

  1. JUSTIFICATIVA

           O presente trabalho monográfico volta-se para a importância da musicalidade na educação infantil. Descreve a música como uma forma de linguagem que permite a criança comunicar-se, fazendo uso de gestos, cantos e brincadeiras cantadas.

A presença da música na educação infantil é fundamental e traz uma série de benefícios para o desenvolvimento integral das crianças. Ela estimula diversas áreas do cérebro, promovendo o desenvolvimento cognitivo . A exposição a diferentes ritmos, melodias e padrões sonoros contribui para a formação de conexões neurais e o aprimoramento das habilidades cognitivas, como a memória e a atenção. Ela também proporciona às crianças uma forma de expressar suas emoções e sentimentos de maneira criativa. Cantar, dançar e tocar instrumentos permitem que desenvolvam habilidades expressivas, promovendo autoexpressão e a criatividade desde cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (198.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com