TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Até que ponto a diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui para o aprendizado?

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Amanda Silva Lima Lopes RGM: 32443897

Curso: Formação pedagógica para graduados não licenciados - Biologia

Um dos grandes desafios do ensino está na utilização de metodologias que sejam capazes de proporcionar a compreensão do conteúdo de forma eficaz e significativa (MOREIRA, 2006). O aprendizado é significativo quando o estudante assimila o conteúdo e consegue relaciona-lo com conceitos relevantes, que sejam claros e acessíveis na sua estrutura cognitiva (BOCK et al., 2008).

É de suma importância a utilização de estratégias didáticas inovadoras para o aprendizado, tornando principalmente conteúdos complexos fáceis de assimilação. A utilização desses diferentes recursos didáticos dentro da sala de aula é uma estratégia poderosa para a aprendizagem. As metodologias utilizadas para o ensino em ciências mostram marcas de tradicionalismo, e quase total distanciamento entre teoria e prática. Este fato pode ser notado entrando em uma sala de aula que muitas vezes os professores têm como único instrumento de trabalho a lousa, é extremamente difícil fazer demonstrações principalmente de caráter prático, o que implica em menor tempo de discussão (GOMES e OLIVEIRA, 2006).

Um programa de ensino em biologia deveria atender às necessidades dos estudantes, e contribuir para sua formação, portanto é indispensável fazer adequações no que já se conhece e preparar o estudante para os avanços que poderão surgir, por isso a utilização de estratégias didáticas inovadoras, faz-se necessário, hoje há vários recursos disponíveis como por exemplo o livro didático que serve como orientação para as atividades de produção e reprodução do conteúdo aprendido. Este recurso é relevante, mas o professor não pode se tornar refém do mesmo (PAVÃO, 2006).

Os modelos didáticos em sistema figurativo estimulam o interesse dos estudantes, pois possibilitam sua visualização, ou de estruturas e até mesmo parte de processos biológicos (AGUIAR, 2003). Nesse contexto é motivado a experimentação fazendo assim com que os estudantes relacionem teoria e prática e, consequentemente, entendam melhor os conceitos propostos (JUSTINA e FERLA, 2006).

Outra estratégia didática é a aplicação de jogos educativos, que contribuem para a consolidação do aprendizado, e têm caráter motivador (ALMEIDA, 1981). Os jogos educativos estimulam a leitura, a escrita e a pesquisa (AROUCA, 1996).

Também pode ser utilizado as HQs que é uma poderosa ferramenta cognitiva no campo da educação, o limite é a criatividade e a imaginação dos alunos, auxilia na aproximação do professor com um universo do estudante, além da dinamização da disciplina (SANTOS e PEREIRA, 2013).

Hoje com a informatização e maior acessibilidade é possível utilizar uma ferramenta chamada Scratch, que possui linguagem de programação simples, é gratuito, apresenta interface amigável e nele é possível criar histórias, animações, jogos e outras produções, também oferece uma ferramenta que pode editar arquivos de áudio (MARJI, 2014). Os blogs também podem ser utilizados como ferramentas pois oferecem comentários ou notícias sobre determinado assunto em particular, outros funcionam como diários online com imagens, músicas, áudios, textos e links para outros blogs ou páginas da web relacionadas a seu tema sem contar a interação com os leitores que podem deixar comentários (MARINHO, 2007).

Conclui que a utilização dos recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem é extremamente importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, e desenvolva sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manuseio de objetos diversos utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas. Porém é necessário repensar essa articulação para que se obtenha um bom resultado, com a carga horária atual para a disciplina de Ciências/Biologia, além da carência na formação dos professores para atuar nas aulas práticas, a escassez de recursos oferecidos para o desenvolvimento desse tipo de atividade, a grande quantidade de conteúdo a ser ministrado em pouquíssimo tempo, e a necessidade do professor ter que conciliar aulas teóricas e práticas, sem que isso se reflita em sobrecarga de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com