TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Até que ponto a diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui para o aprendizado?

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Até que ponto a diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui para o aprendizado?

Polo: Sobral/CE

Os recursos didáticos compreendem ferramentas tecnológicas e não tecnológicas, que podem ser utilizados para enriquecer e ajudar na compreensão dos conteúdos repassados aos alunos. Com o passar do tempo e com o avanço das tecnologias o mundo evoluiu tecnologicamente de forma expressiva. As tecnologias têm sido bastantes utilizadas como recurso didático em sala de aulas pelos professores e alunos.

O processo de aprendizagem pelos alunos e de ensino pelo professor, compreende algumas fases como a explicativa/demonstrativa pelo professor, uma fase visual através de imagens expostas e uma fase baseada em mateias de leituras como os livros didáticos. Dessa forma vai se construindo o processo de ensino aprendizagem pelos professores a alunos. E as tecnologias são ferramentas didáticas importantes nesse processo.

As tecnologias vêm sendo cada vez mais utilizadas nos ambientes escolares, auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos. A diversas ferramentas que podem ser utilizadas nas aulas com slides/projetores que auxiliam na exposição dos conteúdos e na demonstração de imagens. Podem ser utilizados músicas e vídeos/filmes que ajudam sintetizar o conhecimento dos alunos em determinada área de estudo. Podem ser realizadas atividades de pesquisa em sala de aulas através da internet. Através das tecnologias em sala de os alunos podem ter acesso a um banco de dados quase ilimitado para pesquisar e se aperfeiçoar.

O uso de laboratórios dotado de equipamentos como microscópios que auxiliam no processo de visualizações de estruturas, facilitam o conhecimento e aprendizagem. O aluno consegue visualizar estruturas que jamais conseguiria ver a olho nu, descobrindo um mundo novo e cheio de estruturas e particularidades importantes para o seu conhecimento.

Além dos recursos tecnológicos, os professores podem utilizar recursos que não sejam apenas visuais e auditivos. O tato a percepção e o desenvolvimento cognitivo também, fazem parte desse tipo de conhecimento. O professor através da oralidade vai guiando a busca por esse conhecimento. O processo de aprendizagem também pode ocorrer fora do ambiente escolar, como em museus, zoológicos, vistas técnicas a laboratórios, fabricas, visitas de campo, instituições de ensino etc.

Vale lembrar que os recursos didáticos devem ser utilizados de forma consciente e responsável por alunos e professores. Por exemplo, a internet em sala de aula deve ser usada para os fins educativos e não para acessar redes sociais e jogos não educativos que não fazem parte das aulas, dificultando assim o desenvolvimento da aula e a aprendizagem.

Dessa forma, os recursos didáticos são ferramentas importantes para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, ajudando a despertar o interesse e curiosidade dos educandos. É necessário a disponibilização desses recursos didáticos para os professores. Da mesma forma, deve-se realizar treinamentos e aperfeiçoamentos com os docentes para que eles aprendam utilizar esses recursos de forma eficiente e que alcance os objetivos propostos.

REFERÊNCIAS

FREITAG, Isabela Hrecek. A importância dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com