TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Charles Maurras

Por:   •  29/10/2022  •  Artigo  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Charles-Marie-Photius Maurras (1868 – 1952).

Foi um poeta, jornalista, diretor do jornal Action Française e fundador do movimento nacionalista-autoritário que levou o mesmo nome. Também foi um teórico do nacionalismo integral.

O movimento influenciado pelos pensamentos de Maurras tinha teor monarquista, contrarrevolucionário, antidemocrático, ultranacionalista e católico ortodoxo. Esse conceito propagava o fim dos valores democráticos e das instituições da 3ª Republica Francesa.

No entendimento dos seguidores de seus pensamentos a condução da 3ª Republica Francesa ameaçava os valores culturais e os interesses da nação. A sua meta era substituir os valores universais da liberdade, igualdade e fraternidade pelo slogan: “trabalho, família e pátria”.

A Action Française procurou formar um grupo de estudos para expandir todas essas ideias em no território nacional, também criou uma entidade para conquistar fundos para fazer conferências e financiar parte da produção da revista. Criou também um instituto chamado Instituto da Ação em 1906.

Maurras foi o principal articulador e criador de grupos políticos que queriam a restauração da monarquia, pois julgava que, só assim, o Estado alcançaria sucesso no desenvolvimento econômico. Acreditava também no poder “divino” da nobreza e que somente esse poder centralizador iria desenvolver o país com uma cultura sofisticada e que acabaria com a corrupção instaurada pela 3ª República e que também não permitiria que políticos corrupção utilizassem a máquina pública em benefício próprio.

A Action Française tinha um caráter religioso fundamentalista, fundamentada no catolicismo. Acreditavam na restauração do catolicismo romano como religião fundamental do Estado. No seu projeto político pretendia restaurar uma monarquia federal através de um golpe autoritário, com o reestabelecimento das lei pré-revolução francesa.

A Action Française estabeleceu alguns grupos políticos, étnicos e religiosos para efetuar duras críticas. Maurras os chamavam de os Les quatre états confédéré (anti-França) e esses grupos eram os judeus e protestantes, em que segundo Maurras, os protestantes  tinham forte poder econômico, eram elitistas, segregacionistas, antipatriotas e eram atrelados por doutrinas socialistas. Os protestantes ajudariam no desenvolvimento do socialismo e seriam a favor da 3ª Republica, além de terem ajudado a esconder os judeus dos nazistas na França.

Os maçons também eram julgados pois representavam um poder paralelo que direcionava a economia, a política interna além de dominarem parte dos políticos corruptos franceses, e ainda eram responsáveis pela Revolução Francesa.

Nos anos anteriores a 2ª Guerra Mundial, a Action Française fez alianças com movimentos autoritários como o movimento fascista italiano apoiando a aproximação de Pierre Laval e Mussolini. Apoiou também o general Franco (um ditador) durante a guerra civil espanhola e negava-se a apoiar o nacional-socialismo alemão, fruto da rivalidade existente entre alemães e franceses.

Quando a França foi derrotada pela Alemanha, Maurras e a Action Française apoiaram o regime de Vichy e seus membros ingressaram no governo e apoiaram a Revolução Nacional porque ele acreditava que essa seria uma situação temporária e que com o fim da guerra a revolução nacional conseguiria restaurar a monarquia.

O Governo de Vichy influenciado por Maurras e pela Action Française perseguiu sistematicamente os judeus, comunistas, estrangeiros e imigrantes, acusados de ações antipatrióticas.

A influência das ideias de Maurras e seu seguidores ficaram muito evidenciadas sobretudo porque pensavam estar defendendo os valores culturais franceses e os cidadãos de bem com ideias reacionárias, antiliberal, ultranacionalista e extremamente religiosas que julgavam ser responsáveis por desestabilizar o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com