TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Intervenções clínicas de amplo espectro em saúde mental

Por:   •  19/6/2017  •  Ensaio  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE ESTUDO E ATENDIMENTO PSICOLOGICO

RELATÓRIO DE ATENDIMENTO

Identificação

Nome: Hospital Cantareira.                                                              

Sessão: Final.                                           Data: 15/06/2017

Supervisor: Ricardo B. Martins.                                                               CRP: 06/

Estagiário: Thiago N. Rodrigues.                                                                           RA: 0050074371

Estagiário: Liliane Amorim de Aguiar.                                                          RA: 0050074359                                                                                                                                              

Tipo de Atendimento: Saúde Mental.

Intervenções clínicas de amplo espectro em saúde mental: "cuidados" e "assunto suposto saber" na assistência terapêutica.

Este artigo discute o tema assistência terapêutica (A T), entendida como intervenção em saúde mental baseada em cuidados domiciliários. Enfatizamos a importância das intervenções comunitárias para lidar com o sofrimento psíquico, seja através da leitura dos sintomas com base na visibilidade, seja através de uma abordagem psicanalítica principalmente relacionada à escuta, À falta de um plano teórico independente para apoiar esta prática, a assistência terapêutica faz uso de teorias provenientes de outros campos de conhecimento relacionados. Portanto, discutimos a influência da psicanálise e seu papel entre a prática de saúde mental em amplo espectro através de intervenções clínicas pertencentes ao campo de AT, com foco em dois conceitos operacionais de longo alcance: o assunto de Lacan e o cuidado de Winnicott (ou processo de cuidado). Ambos os conceitos orientam a ação clínica e fornecem respostas a problemas teóricos dentro do campo A T. Concluímos que a AT atende alguns requisitos do gerenciamento clássico de transferência por meio de um processo complexo de cuidados desenvolvido no cotidiano e ambiente do paciente, no qual o desejo e a subjetividade são necessariamente reconhecidos, embora nenhum cenário psicoterápico seja intencionalmente resolvido. A assistência terapêutica desempenha o papel de uma sentinela clínica avançada no campo da psiquiatria comunitária e da saúde pública. Em que o desejo e a subjetividade são necessariamente reconhecidos, embora nenhum cenário psicoterápico seja intencionalmente resolvido. A assistência terapêutica desempenha o papel de uma sentinela clínica avançada no campo da psiquiatria comunitária e da saúde pública. Em que o desejo e a subjetividade são necessariamente reconhecidos, embora nenhum cenário psicoterápico seja intencionalmente resolvido. A assistência terapêutica desempenha o papel de uma sentinela clínica avançada no campo da psiquiatria comunitária e da saúde pública.

No Hospital Cantareira da atendimento a pessoas com as seguintes patologias esquizofrenia, bipolaridade, transtorno de personalidade, depressão, álcool e drogas.

Todos os seus usuários são medicados, pois, passam pela avaliação do psiquiatra que avalia o grau de ansiedade de cada um dando lhes a medicação adequada. A psicóloga também possui este papel de orientadora com relação à medicação, ao perceber pelo discurso do paciente que o mesmo está desconfortável como ouvindo vozes, nervosismo excessivo, qualquer descontrole e desconforto para o paciente. A psicóloga os orienta a uma avaliação médica para saber se a medicação esta adequada ou não.

O Hospital Cantareira trabalha da seguinte maneira: o psiquiatra de outras instituições de saúde é quem encaminha os seus usuários ao Hospital Cantareira para que possam fazer o seu tratamento.

Um dos tratamentos que lhes são oferecidos é a terapia Ocupacional. Juntos homens e mulheres, independente da idade, fazem artesanatos como pinturas em pano de prato, bordados, objetos de decoração com sucata, com objetivo de valorizar o potencial e a criatividade de cada um e também avaliar a noção de realidade do sujeito, conflitos internos e agressividade.

Já a função da psicóloga na instituição é a de dar palestras sobre problemas do cotidiano como de qualquer pessoa da sociedade e com relação à patologia dos pacientes.

Explicando de como lidar em situações difíceis do dia a dia re-significando problemas que às vezes esta no meio social e não no sujeito que a principio se sentiu ofendido, um olhar positivo em situações conflitantes, seja no trânsito em casa etc. Dando aos mesmos mecanismos de como sair bem, em meio dentro do possível de circunstâncias desagradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com