TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Sobre Aristóteles

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

PERGUNTAS ARISTÓTELES

1. Qual o sentido da crítica de Aristóteles à teoria das ideias de Platão?

R.: Platão na sua teoria das ideias dizia que o mundo era dividido por duas partes, o sensível e o inteligível, sendo que o inteligível o das verdades, o ideal e real, já o sensível seria um mundo falso, uma cópia das ideias.

Já Aristóteles dizia que a teoria das ideias é inútil, porque é possível explicar as causas de uma coisa a partir da própria coisa e não somente pelo ideal. Ele concilia o dualismo através de sua noção de substância que é sempre a união de forma e matéria, ressaltando a importância da concepção do real.

2. Por que Aristóteles considera necessário introduzir distinções acerca da causalidade, do ser etc.?

R.: Para Aristóteles o verbo “ser” nem sempre expressa à identidade, ele pode ter atributos e predicativos. O ser têm a Essência e Acidente, ou seja, algo imutável, o ente e a essência da coisa, um humano sempre será humano. O ser têm Necessidade e contingência, sendo algo que pode mudar conforme o tempo, por exemplo, aquele homem ficou manco, após a queda. E o ser pode sofrer alterações com o Ato e potência, que permite explicar a mudança e a transformação, uma coisa pode ser una e múltipla, uma semente que virou uma árvore e depois virou mesa.

Ele considera necessário usar a causalidade para explicar as transformações do ser, como Causa Formal que seriam a ideia e o desenho da coisa (Como?). Causa Material sendo a matéria-prima do ser, do que ele é feito (O quê?). Causa Eficiente seria a ferramenta, o executor ou o trabalhador (Quem?). E a Causa Final, ou seja, a finalidade da coisa para que ela serve e a sua eficiência (Por quê?).

3. Como Aristóteles caracteriza a sua noção de realidade? No que consiste, para ele, o real?

R.: Para Aristóteles o que existe é a substância individual, que podemos considerar como o individuo material concreto, que seria o constituinte último da realidade evitando o dualismo, a realidade seria composta de um conjunto de indivíduos materiais concretos.

4. Qual o sentido e a importância do sistema de Aristóteles?

R.: A filosofia de Aristóteles é extremamente sistemática, constituída na visão integrada do saber e do conhecimento subdividida em áreas específicas.

O Conhecimento Teórico seria a ciência como conhecimento a realidade, a Metafísica que engloba a arqueologia busca das causas primeira; a ontologia discussão do ser o do que existe, do real; a discussão da substância como o principal sentido do ser e a teologia a ciência do Ser Perfeito, do Bom, Belo e Verdadeiro. Às Ciências Naturais, ou seja, o conhecimento da realidade natural, dividida em física e astronomia que estudam os movimentos dentro do planeta Terra e fora dele; ciências biológicas que estuda o ser-vivo em movimento e a psicologia que estuda o ser-vivo, sensível e inteligente.

O Conhecimento Prático, relacionados à Ética e na Política, ou seja, como o homem pode ser virtuoso, se bom, justo e viver em comunidade, agindo com equilíbrio de forma que possa alcançar a felicidade dele e viver uma vida virtuosa.  

O Conhecimento Produtivo, atribuído a estética e a arte que imita o real chocando, comovendo e emocionando as pessoas pela catarsis e pela mímesis.

Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimentos são elas sensação percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com