TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As ciências humanas

Por:   •  24/11/2015  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 3

                                                         As ciências humanas

                                               

São possíveis ciências humanas?

 A expressão ciências humanas refere-se àquelas ciências que têm o próprio ser humano como objeto. Tais ciências são importantes. Em primeiro lugar, é uma ideia recente, surgida no século XIX.  Até então, o ser humano era estudado pela filosofia.

Em segundo lugar, surgiu depois que as ciências matemáticas e naturais já tinham definido uma ideia de cientificidade, assim as ciências humanas tiveram que seguir o que aquelas ciências já haviam estabelecido, para ganhar respeitabilidade científica, as ciências humanas procuraram estudar seu objeto empregando métodos propostos pelas ciências da Natureza.


Em terceiro lugar, procuraram tratar o objeto humano usando o modelo empirista, já existente. Como não era possível realizar uma transferência perfeita dos conhecimentos naturais para os estudos dos fatos humanos, as ciências humanas acabaram trabalhando por analogia com as ciências naturais e seus resultados foram insatisfatórios.

O que levou cientistas e filósofos a duvidarem da ciência do homem como objeto. A ciência lida com fatos isto é, com seres e acontecimentos que, em laboratório, são objetos de experimentação. Como observar-experimentar, por exemplo, a consciência humana? Ou uma sociedade? Ou uma época?

A ciência busca leis objetivas, necessárias aos fatos. A ciência opera por análise e síntese. Como analisar e sintetizar o psiquismo humano, uma sociedade, um acontecimento histórico?
A ciência lida com fatos e princípios universais. O homem é dotado de razão, vontade, liberdade, valores. Como explicar cientificamente àquilo que, por natureza é livre e age por liberdade? A ciência lida com fatos objetivos, mas o ser humano é totalmente subjetivo, sensível, afetivo, valorativo, opinativo. Como transformá-lo em objetividade, sem destruir sua principal característica, a subjetividade?

O humano como objeto de investigação

Embora as ciências humanas sejam recentes, a sensação de não pertencer a natureza é antiga. Sob esse ponto de vista, podemos dizer que, a investigação do ser humano realizou-se de três maneiras:

1. Período do humanismo:  século XV, surge a ideia renascentista da dignidade do homem como centro do universo, século XVIII surge a ideia de civilização, o homem com razão que se aperfeiçoa e progride. O humanismo não separa homem e Natureza, mas considera o homem um ser natural e diferente, um ser racional e livre.

2. Período do positivismo: a humanidade atravessa três etapas progressivas, a superstição religiosa à metafísica e à teologia, chegando na ciência positiva o ponto final do progresso humano. Nesse período surge a sociologia com Augusto Comte.

3. Período do historicismo: essa concepção, herdeira do idealismo alemão insiste na diferença entre homem e natureza, ciências naturais e humanas.  O fato humano é histórico ou temporal: surge no tempo e se transforma no tempo.  O historicismo resultou em dois problemas o relativismo e a subordinação a uma filosofia da História  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com