TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 13 Filosofia E Etica

Dissertações: Atividade 13 Filosofia E Etica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  1.472 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 13

1. Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?

R. Ocorre a submissão da esfera da interação à esfera do trabalho sublinha sobretudo as consequências políticas desse processo. No mundo contemporâneo, a política deixa de ser entendida como o campo da mera administração de questões de natureza técnica. A consequência disso é que o mundo contemporâneo se caracteriza por um processo de despolitização.

2. Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?

R .Habermas caracteriza a sociedade contemporânea como sociedade racionalizadas, pois ele não usa o conceito de razão da tradução filosófica, mas uma forma específica de racionalidade- a de tipo instrumental que se pauta pela organização dos meios para o atingimento de um fim determinado.

3. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?

R. Por causa do vazio aberto pela crise da autoridade é o momento perfeito para instalação dos regimes totalitários. O totalitarismo é a novidade ( a terrível novidade) política do mundo contemporâneo, ele nos ameaça na vida pratica e constitui um desafio ao ensinamento desarmado para compreendê-lo.

Totalitarismo é um sistema em que os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a pratica da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.

No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitários, eles acabam ficando ás margens do poder.

Nesse regime existe um uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo: falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas, censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio); e propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.

De acordo com Hannah Arendt o totalitarismo se distingue das formas de políticas já conhecidas, por destruir de forma radical toda a esfera pública e de também invadir a esfera privada dos cidadãos, que estão sempre se mobilizando na sua existência do regime.

4. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?

R. Michel Foucault revolucionou o pensamento filosófico contemporâneo. Foucault mostra que as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder. O poser moderno usa de uma dominação sutil sob a sociedade que é pouco conhecido pelos historiadores, pois se as sociedades modernas usassem sua dominação apenas representativamente e violentamente os movimentos de libertação alcançariam êxito.

O poder é produto do saber e o saber produz poder, produz os chamados efeito poder. Na estrutura moderna o poder não se concentra em um ponto específico da estrutura social e não é propriedade de ninguém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com