TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Complementar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

AS CARACTERÍSTICAS DA REFLEXÃO FILOSÓFICA

Existem varias características sobre a reflexão filosófica, ai quais estão a Radical, Rigorosa, De conjunto, Criticidade, Radicalidade e totalidade.

Radical: significa raiz, e no sentido figurado, fundamento, base. Portanto, a filosofia é radical não no sentido corriqueiro de ser inflexível, mas enquanto busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo, a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico, do mesmo modo que, diante da decisão de um vereador em aprovar determinado projeto, a filosofia política investiga as raízes (os princípios políticos) que orientam sua ação.

Rigorosa: enquanto a "filosofia de vida" não leva a conclusões até as últimas consequências, e nem sempre capaz de examinar os fundamentos delas, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica. O filósofo usa uma linguagem rigorosa para evitar ambiguidades ou duplas interpretações. Isso possibilita a discussão das suas teses a partir de conceitos claros e precisos.

De conjunto: enquanto as ciências são particulares porque se ocupam somente com o seu objeto de estudo, a filosofia é de conjunto porque analisa a questão de forma global, isto é, examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionando os diversos aspectos entre si. A filosofia visa ao todo, à totalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com