TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Virtual De Filosofia

Casos: Atividade Virtual De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

1) Conforme consta nas Aulas do e-book Filosofia, a reflexão filosófica apresenta características específicas. Explique cada uma delas. Em seguida, escreva de modo coerente e devidamente fundamentado sobre a importância da reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem” propostas pela mensagem do video.

RESPOSTA:

As caracteristicas da reflexão filosófica, são:

• Radicalidade: busca explicar os conceitos cotidianos em sua origem, levando em consideração a intenção de quem pratica alguma ação.

• Rigorosidade: E a capacidade de argumentar coerentemente sobre algum fundamento preexistente, evitando a ambiguidade, inventando conceitos, criando expressões novas ou alterando o sentido de palavras usuais.

• De conjunto: É a filosofia global, interdisciplinar, que visa à interdisciplinaridade entre as áreas do saber.

A "zona de conforto" é quando o individuo se encontra em um cotidiano, situações já conhecidas por ele, sejam elas boas ou ruins, ele continua preferindo estar nela pois trata-se de algo que ele já conhece e sabe como lidar, mas no momento em que o individuo começa a se questionar, fazendo a reflexão filosófica sobre o cotidiano que ele vive, refletindo sobre as suas ações e as ações da sociedade, e passa a buscar novos conhecimentos, novas experiências e novos sonhos, ele sai da sua zona de conforto, em direção a de conhecimento na chamada "zona da aprendizagem", que é visto como algo positivo, mas que muitos tem medo por ser algo ainda desconhecido.

2) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente

fundamentado quanto ao tema escolhido e relacione-o a mensagem proposta pelo vídeo :

Questão 02, opção de tema B – Relação com o Saber

RESPOSTA:

Olhando para si, percebemos que nos estamos muitas vezes em uma zona de conforto, e acabamos nos acostumando com nossa rotina, e quase sempre optamos em ficar nela, mesmo sendo algo desagradável, deixando de lado todas as demais formas de saber, de conhecimento e de inovação que acontece no mundo.

No entanto esquecemo-nos de observar o mundo além dessas fronteiras, e que o conhecimento agrega valor e sentido a trajetória da vida, dando motivação para superação de cada obstáculo que possa aparecer na vida.

3) Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e modera). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as relações de trabalho na contemporaneidade, sobre sua área de formação acadêmica e futura atuação profissional, sobre o/a profissional que você deseja ser em sua área de formação... E responda ao questionamento que segue: De que modo sua postura profissional poderá contribuir para uma sociedade capaz de “atrever-se a sonhar”? Por quê?

RESPOSTA:

A minha postura profissional poderá contribuir para uma sociedade capaz de se atrever a sonhar quando eu sempre estiver buscando novas formas de saber, buscando inovações e baseando-me

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com