TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Virtual Filosofia 2014.1

Trabalho Escolar: Atividade Virtual Filosofia 2014.1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE VIRTUAL – FILOSOFIA

QUESTÃO 1

A reflexão filosófica esta subdividida em três características específicas: A rigorosa, a de conjunto e a radical. A característica rigorosa trabalha seguindo métodos pré-determinados, ou seja, age com rigor. São colocados em pauta basicamente dois aspectos, as generalizações que a ciência pode dar oportunidade e as conclusões da sabedoria da população. A característica de conjunto, por sua vez, traz a ideia de que o problema nunca deve ser analisado fora de contexto, deve sempre ser examinado em conjunto, levando em consideração todos os aspectos que o abrangem. Já característica radical é um movimento para se autoconhecer, questionando a possibilidade do próprio pensamento, que é rodeado em volta de si próprio. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade. Interligando esses conceitos com vídeo, pode-se perceber uma relação profunda entre eles. No momento em que você se conhece de verdade, torna-se capaz de julgar se você esta em uma zona de conforto ou não. A partir disso, é necessário mais rigor para analisar as mais diversas situações, tornando-o capaz de sair dessa zona. Quando chegar a conclusão de como fazer esse processo, é importante buscar a maneira mais completa de aproveitar sua nova zona de aprendizagem. Possibilitando seus sonhos se tornarem realidade.

QUESTÃO 2

Opção de tema C – Ideologia e Alienação

O indivíduo desde sua criação é acostumado a não acreditar em si, de tal modo que não há a projeção de sonhos e sim a acomodação, o vislumbre por aquilo o que é fácil. Isto tudo não é meramente resultado de uma sociedade de massa, e sim de um consciente tecido desde a colonização brasileira. Visto que o brasileiro até os dias atuais possui um sentimento de inferioridade em relação a outras culturas, esta ideologia é fruto de uma sociedade baseada exploração de um sobre o outro, o que é visto até os dias atuais; onde os veículos de informações de massa (que são detentores do poder) dizem o que o indivíduo é, o que vai ser e o que não deve ser, de modo que somos condicionados a não acreditarmos em nós mesmos, de não seguir os sonhos por estarmos habituados a uma zona de conforto. A ruptura da zona de conforto para a zona de pânico é dolorosa, porém necessária, pois só assim o indivíduo dá conta de sua capacidade, de como o mundo é grande e possuem outras opções além daquela que ele é forçado a seguir, por conta de sua massificação. Com esta ruptura, se ganha novos conhecimentos, sentimentos e o ser se encontra na nomeada zona mágica, que não é mais aquela que prende o indivíduo a mesmice, mas abre portas para um futuro grande: a busca da realização de seus sonhos.

QUESTÃO 3

Na era medieval, o trabalho era visto como uma ação que exige sacrifício em demasia, assim como desprendimento para superar dificuldades materiais, físicas e psicológicas. Ele devia proporcionar fadiga ao corpo, além de ocupar a mente dos trabalhadores, para que esses não “caíssem” em tentações demoníacas. Por um ponto de vista mais radical, o trabalho era considerado uma forma de pagar os pecados da carne. Já na Grécia antiga, a sociedade trabalhadora era dividida em duas classes: os cidadãos e os escravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com