TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprendizado

Por:   •  15/9/2016  •  Ensaio  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Redija um pequeno texto, com suas próprias palavras, que apresente as características principais da Arte Grega e da Arte Romana. Mínimo de dois parágrafos e máximo de uma página.

Em um primeiro momento, à produção artística desenvolvida na Grécia e na Roma antigas, conhecida como arte clássica se refere a um conjunto de obras que foram criadas segundo padrões surgidos a partir de um conhecimento estético adquirido pelo homem antigo. Dessa maneira, entende-se que a arte em si era o principal meio de comunicação desses povos.

Tendo elaborado estas questões preliminares, afirma-se que a arte na Grécia apresentava uma liberdade na qual o homem era visto como o centro do universo e sua inteligência transcendia a própria fé. O seu cotidiano, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Não obstante, a civilização grega almejava o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição. Assim, observa-se que suas principais características eram a busca pela beleza das coisas, a razão e a democracia. No que tange á escultura os gregos seguiram o padrão técnico egípcio de representação, com estátuas perfeitas. Inicialmente, o material era feito com mármore, no entanto, devido ao peso foi substituído pelo bronze. Quanto à arquitetura averigua-se que possuía o objetivo de proteger as estátuas dos deuses das ações do tempo. Em seus templos o que se ressalta era a simetria entre a frente e os fundos. Em relação à pintura, em geral representavam cenas da vida cotidiana e da mitologia. São três os estilos conhecidos na pintura dos vasos, a saber, o geométrico, a figura negra e a figura vermelha.

No que diz respeito à arte romana vê-se que esta foi fortemente influenciada pela cultura grega, herdando o ideal de beleza e pela cultura dos etruscos com destaque para o arco e a abóboda na arquitetura. Dessa forma, tais estruturas diminuíram a utilização das colunas gregas e aumentaram os espaços internos. A pintura dos afrescos romanos ocupavam grandes espaços, enriquecendo mais a arquitetura. Tais pinturas apresentam uma tipologia dividida em quatro estilos. Os romanos desenvolveram um estilo próprio de esculturas, diferentemente dos gregos eles não representavam o ideal de beleza, reproduziam uma cópia fiel das pessoas, fazendo surgir à escultura realista.

Todavia, à guisa de conclusão pode-se afirmar que a arte greco-romana apresentaram grandes manifestações artísticas que representaram o período da Antiguidade Clássica.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com