TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1) Filosofia

Ensaio: Atividade de avaliação a distância 1 (AD1) Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Ensaio  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno:

Disciplina: Filosofia

Curso:

Professor:

Orientações e critérios de correção

A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória completa o somatório 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

Questão: 1

A partir da leitura do texto O valor da inutilidade, de Eduardo Prado de Mendonça, publicado na midiateca, responda às questões que seguem.

Em cada resposta, elaborar um texto reflexivo/argumentativo, evitando a mera cópia tanto do texto de apoio quanto de nosso livro didático. Além disso, observe o padrão culto da língua, atentando para os seguintes aspectos: ortografia, regência, concordância, pontuação, coerência e coesão.

Realize suas análises, sem esquecer de citar as referências, o uso correto das normas da ABNT, quando necessário.

a- O texto, ao abordar duas dimensões fundamentais da existência humana, elege para análise dois critérios ou valores, a saber, o útil e o inútil. A partir da leitura da primeira unidade de nosso livro didático, o saber filosófico poderia ser enquadrado em qual dos critérios no texto analisado? Por quê?

Responda a questão em, no máximo, 10 linhas. (3,0 pontos)

Resposta: O saber filosófico se enquadra no valor inútil, pois este faz com que perguntemos o "porquê" e o "para quê" das situações e acontecimentos vivenciadas diariamente, permitindo que procuremos investigar respostas amplas e válidas para assim compreender o nosso mundo de forma racional e não aceitar simplesmente viver sempre agindo de forma prática e utilitária na busca apenas de um conceito de sobrevivência humana efetiva.

b- Você estudou na unidade terceira de nosso livro didático as diversas formas de conhecimento, como o senso comum, o científico e o conhecimento religioso, sem contar no filosófico, no artístico. Encontre no texto pelo menos dois tipos de conhecimento estudados por você, transcrevendo os fragmentos em que o autor os menciona. (2,5 pontos)

Resposta:

1 - "O mundo da arte exprime um anseio de expressão, uma comunicação de sensibilidade, um traço de simpatia, pelo desejo incontido de exprimir uma visão original, que nada tem a ver com o rotineiro ou o prático da vida comum" ; "Os artistas são os vigilantes do exército da liberdade, que têm por função principal despertar os homens dos hábitos automatizados e da visão rotineira de tudo" - Este trexo do texto, encontrado na página 126, faz menção ao conhecimento artístico.

2 - "A filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com