TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Fund, Cienc. Sociais

Artigos Científicos: Atividades De Fund, Cienc. Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

1- Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que o homem é produto do seu meio social.

3- Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Os movimentos eram dinâmicos e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

6- O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le bom e foi retirado de sua obra S multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda á questão a seguir.

“Pelo mero fato de forma parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escola da civilização. Isolado, ele poderá ser um indivíduo cultivado; na multidão, é um bárbaro, ou seja, uma criatura que age por instinto”

Que características do pensamento positivista-evolucionista podem ser encontradas no texto?

Classifica a multidão como um movimento que pode colocar em risco a ordem social.

Pág.: 89 Que.: 1 – 2 – 3 – 7

1- Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?

Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade definir o objeto, o método e as aplicações desta nova ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as ideias de senso comum.

2- Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.

3- Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

É preciso, para o sociólogo, que ele guarde seu lado sentimental pessoal, e entre em relação aos acontecimentos a serem estudados, pois nada têm de científico e pode distorcer a realidade do fato.

7- Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.

Sim. A educação formal e informal permite ao indivíduo interagir com a sociedade de diferentes maneiras facilitando assim a integração social.

Pág.: 90 Que.: 9 - 13

9- O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com