TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas: Arquimedes

Por:   •  22/5/2016  •  Monografia  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP – Engenharia Básica

1°- Semestre

Atividades Práticas Supervisionadas

Turma- EB1A01

UNIP - 2012-06

        

Paulo Cesar Negri                                                                                         RA C95309-1

Lucca de Oliveira Campos                                              RAN846HE-8

Gustavo

Gustavo

Arquimedes

Arquimedes (Siracusa,287 a. c. – 212ª. C) foi um dos maiores cientistas da Antiguidade clássica, a maior prova disso, é que mesmo tendo vivido a mais de dois mil anos atrás ainda utilizamos muitas de suas invenções e fórmulas. Não se sabe muito sobre ele, por exemplo se tinha filhos ou se foi casado, também é de se impressionar como conseguia calcular raízes quadradas enormes na época.

Arquimedes no percorrer de sua vida fez contribuições extremamente admiráveis para a sociedade nos  campos da física, geometria, matemática e engenharia, como as bases para hidrostática e estática, foi o primeiro homem a utilizar o PI, descobriu a lei do empuxo e a lei da alavanca, entre muitas outras descobertas incríveis.

Arquimedes nasceu em Siracusa, na ilha de Sicília, era parente de Hierão ll, o governador de Siracusa, em sua juventude viajou muito  e conheceu diversos cientistas, dez de jovem já demonstrava muito interesse pela matemática e física, se encantou pelos tesouros da biblioteca de Alexandria,  quando voltou a Siracusa já era um cientista renomado, mas apresentava um comportamento muito estranho, se dedicando tanto aos seus estudos, teorias e pensamentos que se esquecia de hábitos fundamentais, como comer, dormir e tomar banho por exemplo.

Arquimedes foi tão genial em sua época que suas invenções protegeram Siracusa de Roma por cerca de dois anos, como por exemplo a história que ele colocou fogo em navios utilizando o reflexo da luz através de espelhos côncavos, outra descoberta que ajudou muito Siracusa foi a invenção do parafuso de Arquimedes, uma espécie de espiral que eles utilizavam para transportar água, e que é utilizada ate hoje para regar campos.

Uma história muito curiosa sobre Arquimedes, talvez a mais famosa de todas, foi quando o Governador Hierão ll desconfiou que a coroa que ele tinha mandado fazer não era de ouro puro e assim pediu a Arquimedes para descobrir uma forma de saber, e caso Arquimedes conseguisse ele ganharia o próprio peso em ouro, assim Arquimedes se afundou em pensamentos tentando descobrir um método de como saber se a coroa era de ouro puro ou não. Até que um dia quando ele entrou em sua banheira cheia ela transbordou de água e ele assim saiu pelas ruas gritando EUREcA! pelado, o que para muitos podia aparentar que ele era louco, mas na verdade ele tinha acabado de descobrir a primeira forma de medir densidade! E exatamente assim ele apresentou para o rei, que se a coroa fosse totalmente de ouro ela deveria transbordar a mesma quantidade de água que um pedaço de ouro de mesmo peso, e caso a quantidade fosse diferente significaria que ela não era de ouro puro! Arquimedes tinha descoberto a formula D=M/V, uma descoberta importantíssima e usada ate hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com