TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Didatica

Monografias: Atps De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  4.202 Palavras (17 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

EDILAINE CRISTINA GUSMÃO 421393

GLAUCIA ALVES RODRIGUES 439890

KARIELY MACENA DE SOUZA 424198

KATE ELLEN BARRETO COSTA 442629

VITOR HUGO CAVALHEIRO SIMONI 429121

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS) ENTREGUE COM REQUISITO PARA CONCLUSÃO DA DISCIPLINA “DIDÁTICA” SOBRE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA TUTORA A DISTÂNCIA MARIA CLOTILDE BASTOS.

PONTA PORÃ/MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 03

Planejamento de aula........................................................................................................ 04

A formulação dos objetivos educacionais........................................................................ 06

Seleção e organização dos conteúdos curriculares........................................................... 07

Critérios para a solução do conteúdo............................................................................... 08

Plano de aula.................................................................................................................... 09

Procedimento de ensino.................................................................................................... 10

Avaliação do processo ensino-aprendizagem.................................................................. 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................... 16

INTRODUÇÃO

Quando falamos em didática, lembramo-nos da ferramenta do processo-aprendizagem, onde o professor consegue organizar de forma sistemática todo seu trabalho, buscando oferecer meios que induzam ao aluno perceber suas necessidades e criar mecanismos para a utilização da didática em sala de aula, onde o professor possa planejar suas estratégias e aplicá-las de acordo com as necessidades dos alunos, podendo assim afirmar que a didática deve ser uma peça importantíssima na aprendizagem.

\Na didática não se pode faltar em hipótese alguma a prática educacional, bem como na utilização dos meios pedagógicos, em pesquisas e por fim na avaliação, sendo assim o principal objetivo deste trabalho é a aquisição de conhecimento voltados para o ramo educacional, bem como: Planejar, organizar, avaliar adaptar a realidade em que se encontra inserido, assim só poderá ser bem praticada, a partir do momento em que ela for entendida e planejada segundo a necessidade encontrada no âmbito do trabalho.

Na formação do educador a didática deve ajudar de forma precisa, viabilizando a capacidade de formular seus objetivos a serem atingidos, uma vez que ela faz parte da sua prática profissional.

O educador deve-se lembrar de que é um dos responsáveis pelo sucesso do progresso ensino aprendizagem, por isso, não pode esquecer que outros componentes fazem parte desse processo e são tão importantes o educando, família e o contexto histórico, formulando próprias ideiam a partir de experiências da partilha de conhecimentos.

Uma boa educação deve sempre proporcionar ao aluno suporte pedagógico e administrativo, oportunizando momentos de trocas e a capacidade de questionamentos e de experimentação em aprender a refletir ao escolher entre as diversas alternativas de desenvolvimento da atividade docente. É importante que o professor, tenha uma visão ampla e profunda do contexto em que se desenvolverá sua atividade profissional, ou seja, da escola e, principalmente da sala de aula.

Planejamento de aula

No centro de educação infantil Mario Ocaris da Rosa foi feita uma aplicação de um plano de aula na sala do jardim I período vespertino com a presença da professora regente. Na Sala tem vinte e cinco alunos que tem idade de quatro anos, eles são participativos, adoram atividades que tenham cores objetos para manuseio, atividades fora da sala de aula, e são muito comunicativos.

Há possibilidades para trabalho em grupos, duplas por ser uma sala com bastantes alunos e eles são bastante interessados em atividades em conjuntos. A professora regente nos disse que essa turma é boa se trabalhar atividades que envolva um trabalho em conjunto, já foi até elaborado um trabalho com o tema primavera, onde foi realizada a plantação de flores e árvores no centro de educação.

Na sala a recurso pra serem utilizados tais como aparelho de teve e dvd, utilizados na apresentação de filmes e músicas, livros onde eles olham as figuras depois da professora contam-lhes a história, jornais e revistas que são utilizados para colagem e recorte e picotagem sendo assim possível a visualização de objetos no qual já podem ter vistos e assim reconhecidos por eles.

O planejamento feito para turma do jardim I onde, foi elaborado para que eles conheçam as cores primárias, apresentando-as de forma que eles possam lembrar-se delas, comparando as cores com objetos que eles conheçam e tenham contato. Objeto tais como frutas, carro partes do corpo humano, e assim por diante. Logo após contar a história dos sete anões e pedir que eles recontem a histórias da maneira que eles entenderam pedir para pintar o desenho dado a eles com as cores que eles aprenderam.

Recursos usados para a aula. Foi utilizada folha sulfite, lápis de cor, desenhos já impressos na folha, desenhos comparativos com as cores que foram apresentadas. Livro da Branca de Neve e os Sete Anões que foi utilizado para ser contada a história.

O planejamento aplicado foi este que segue:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com