TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIAS ARISTOTLE

Projeto de pesquisa: BIOGRAFIAS ARISTOTLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.898 Palavras (28 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 28

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ALEXANDRE GIACOMIM

LEANDRO ALBERTO DOS SANTOS

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

Jundiaí

Maio / 2014

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

ALEXANDRE GIACOMIM

LEANDRO ALBERTO DOS SANTOS

Professores Orientadores: Eliel, Tadashi, Froes, Rafael

Trabalho de Filosofia, Matemática e Física pela UNIP – Universidade Paulista, com exigência parcial para obtenção de nota avaliativa do 1º semestre, sob orientações dos Professores Eliel, Tadashi, Froes e Rafael.

Jundiaí

Maio / 2014

ALEXANDRE GIACOMIM, LEANDRO ALBERTO DOS SANTOS

Trabalho de Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico aprovado com exigência parcial para obtenção de nota avaliativa do 1º semestre do curso de Engenharia Civil pelos seguintes examinadores da UNIP – Universidade Paulista:

Nota: ____________

Data da defesa: ____________

_______________________________________

Orientador: Prof. Eliel

_______________________________________

Orientador: Prof. Tadashi

_______________________________________

Orientador: Prof. Froes

_______________________________________

Orientador: Prof. Rafael

ÚTIL - “Dê-me um ponto de apoio, e moverei o mundo”.

Arquimedes.

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos na formação dos dissentes e discutir a interdisciplinariedade envolvida no trabalho.

Abordaremos desde a biografia dos filósofos, matemáticos e físicos, Aristóteles, Arquimedes e Izzac Newton, refletindo por suas principais ideias, teorias e leis, com o intuito de aplicar na prática através de planilha eletrônica do Microsoft excel, uma função matemática de uma variável, utilizando-se da Lei das Alavancas criada pelo Pai da mecânica Arquimedes.

Iremos debater sobre os inpactos produzidos pelos três personagens na sociedade da época e nos tempos atuais.

BIOGRAFIAS

ARISTÓTELES

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.

Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão, , no primeiro ano da 108a olimpíada (348 a.C.).

Em 347 com a morte de Platão, a direção da Academia passa a Espeusipo que começou a dar ao estudo acadêmico da filosofia um viés matemático que Aristóteles (segundo opinião geral, um não matemático) considerou inadequado , assim Aristóteles deixa Atenas e se dirige, provavelmente, primeiro a Atarneu convidado pelo tirano Hérmias e em seguida a Assos, cidade que fora doada pelo tirano aos platônicos Erasto e Corisco, pelas boas leis que lhe haviam preparado e que obtiveram grande sucesso.

Durante 347 a.C. e 345 a.C., dirige uma escola em Assos, junto com Xenócrates, Erasto e Corisco e depois em 345/344 a.C. conhece Teofrasto e com sua colaboração dirige uma escola em Mitilene, na ilha de Lesbos e lá se casa com Pítias, neta de Hérmias , com quem teve uma filha, também chamada Pítias e Nicômaco. Em 343/342 a.C Filipe II escolhe Aristóteles como educador de seu filho Alexandre, então com treze anos, por intercessão de Hérmias.

Pouco se sabe sobre o período da vida de Aristóteles entre 341 a.C. e 335 a.C., ainda que se questiona o período de tempo da tutela de Alexandre, alguns estimam em apenas dois ou três anos e outros em sete ou oito anos.

O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com