TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bem Viver

Dissertações: Bem Viver. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 3

O bem viver

Só o fato de nos atrevermos a pensar que a meta do Bem Viver é a plenitude e que a plenitude supõe relações de harmonia, não de hostilidade; condições de saúde, não de doença; relações de solidariedade, não de competição, nos leva a repensar a nós mesmos com a natureza e a superar a ideia cultivada na modernidade e santificada pela ciência ocidental (a religião) de que a natureza é algo hostil, que devemos dominar para sobreviver, e que aqueles que sobreviverão sempre serão os mais fortes.

Duas coisas são centrais no bem viver: o sentido de pertença à natureza e o sentido da comunidade.

Em que aspectos as relações atuais com o trabalho, com os outros e com a própria vida podem ser tensionados pela ideia do Bem Viver indígena?

Como podemos, na Gestão, experimentar e introduzir aspectos do bem viver proposto?

A humanidade esta tornando o planeta inabitável, desmatando florestas desperdiçando água doce, utilizando muitos agrotóxicos. O bem viver é uma maneira de vivermos bem entre nos como forma de vida em comunhão, com a natureza, com os antepassados.

Não podemos confundir o bem viver com o viver bem dando mais importância para satisfazer as nossas necessidades materiais.

Devemos começar a repensar os nosso aspectos e dar mais valor as culturas ficando em harmonia, em busca de alternativas para o consumismo. Ao invés de consumir e descartar, reutilizar.

Como vemos a história dos índios?

Essa maneira de contar a história dos índios contém algumas armadilhas. A primeira é a que imagina a história dos índios começando apenas com a chegada dos europeus, como se não houvesse uma história das populações locais antes da suposta descoberta.

O segundo equívoco é considerar que para os índios, a história dos contatos se reduz necessariamente a uma história de perdas, tornando sua versão da história uma visão de vencidos.

Outro erro comum nos leva a pensar que, como resultado desse contato, existe apenas uma ‘política indigenista', a nossa política, sem considerar que existe também uma política dos índios, ou 'política indígena', pela qual eles constroem seu relacionamento com a sociedade nacional.

Em que sentido os equívocos arrolados tensionam a nossa compreensão da condição indígena?

Segundo o antropólogo Aloir Pacini - As visões sobre os índios se polarizam em duas posições que se dividem entre os que idealizam romanticamente os índios e os que os demonizam. Na sociedade infelizmente tem pessoas que consideram o índio inferior e o discriminam como bêbados, que ficam ocupando áreas e deixam os filhos sujos vendendo balaio pela cidade e pedindo esmolas e que não são nada além de arco, flecha, cocares, ocas.

Víamos o índio como se ele não conseguisse se adaptar ao nosso mundo, as nossas regras e valores e não sobrevivesse a cidade. Cansado de ter seu território destruído e de tanto desrespeito, os índios querem viver de condições mais dignas acabando com os confrontos, então muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com