TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benjamin Franklin

Resenha: Benjamin Franklin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Resenha  •  3.605 Palavras (15 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 15

Jornalista, cientista, diplomata e inventor norte-americano

Benjamin Franklin

17/01/1706, Boston, EUA

17/04/1790, Filadélfia, EUA

Benjamim Franklin, cientista, inventor, político

Benjamin Franklin é considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos.

Em várias cidades dos Estados Unidos celebra-se este ano o tricentenário do nascimento de Benjamim Franklin.

Em Filadélfia, na noite de 17 de Janeiro, data do seu nascimento, foram acesas 300 velas por 300 personalidades representativas das diferentes facetas da personalidade de Benjamim Franklin e da sua intervenção nas áreas política, jornalística, cívica, cultural, filantrópica e científica.

O programa das celebrações inclui exposições, conferências, concertos, documentários, reconstituições históricas e espectáculos. Pretende-se assim festejar o exemplo e a herança desta personagem ímpar da história americana e paradigma do self-made man.

A vida

Benjamim Franklin nasceu em Boston em 17 de Janeiro de 1706. Foi o 10º filho de Josiah Franklin, modesto fabricante de velas e sabões e de Abiah Folder, sua segunda esposa. O seu pai teve no total 17 filhos e, embora planeasse fazer de Benjamim um futuro sacerdote, não teve possibilidades económicas para isso. Frequentou a escola apenas durante dois anos e com dez anos teve de deixar de estudar e passou a ajudar o irmão James numa tipografia. Como gostava muito de ler, rapidamente aprendeu a compor e a imprimir os seus próprios panfletos que vendia nas ruas.

Aos 15 anos, o seu irmão começou a publicar o primeiro jornal de Boston, "The New England Courant". Benjamim queria escrever para o jornal, mas como sabia que James não permitiria, começou a escrever à noite cartas assinadas com o nome fictício de Silence Dogood, uma viúva que criticava todo o mundo à sua volta e em particular o que se referia à forma de tratamento das mulheres.

As cartas eram metidas debaixo da porta da tipografia e ninguém sabia quem as escrevia, mas tiveram enorme êxito e todos queriam saber quem era a autora. Só depois da publicação de 16 cartas, Benjamim confessou a sua autoria, o que veio a despertar a inveja de James pela atenção que todos deram ao talento do irmão.

Algum tempo depois James foi preso por ter criticado o clero puritano e conservador da cidade numa questão levantada a propósito da vacinação contra a varíola e Benjamim ficou a gerir a publicação do jornal. Quando o irmão regressou, em lugar de ficar agradecido pelo seu desempenho, começou a maltratá-lo.

Decidiu então fugir, o que era ilegal na época. Apanhou um barco para Nova Iorque, na esperança de aí encontrar trabalho como tipógrafo, mas isso não aconteceu e acabou por atravessar a pé New Jersey e chegar a Filadélfia de barco. Gastou as últimas moedas a comprar pão e, em Outubro de 1723, muito molhado, sujo e maltrapilho foi recolhido em casa da família da que viria a ser a sua futura esposa, Deborah Read.

Arranjou trabalho como tipógrafo e saiu-se tão bem que o governador da Pennsylvania prometeu ajudá-lo a lançar-se por conta própria, se fosse a Londres comprar o equipamento necessário. Porém, não cumpriu a promessa e Benjamim viu-se obrigado a ficar vários meses em Inglaterra a trabalhar como tipógrafo, enquanto Deborah se casou com outro, esquecida das promessas de casamento que haviam feito durante a sua estadia em casa da família.

Regressado a Filadélfia, pediu emprestado algum dinheiro e iniciou o seu próprio negócio de tipografia, que depois estendeu à publicação do jornal Pennsylvania Gazette, comprado em 1729. O seu trabalho estendia-se desde a impressão do jornal à redacção de artigos e de cartoons, de tal forma que se tornou no jornal de maior êxito na colónia.

Trabalhava tanto que começou a despertar a atenção dos seus concidadãos que lhe surgiram contratos para o governo e oportunidades de negócios.

Teve um filho de mãe desconhecida em 1728, William, e em 1730 casa com Deborah Read, cujo marido a tinha entretanto abandonado.

Eram ambos muito empreendedores e além da tipografia, tinham uma loja de comércio diversificado, desde sabão a tecidos, e ainda uma livraria.

Em 1733 começou a publicar o Poor Richard`s Almanack que continha previsões sobre o tempo, receitas, conselhos, homilias e professias. Publicava-o com o pseudónimo de Richard Saunders, um pobre homem que necessitava de dinheiro para a sua mulher doente. Foi nesse almanaque que ele escreveu a maior parte das suas frases mais célebres.

Aos 42 anos era um dos homens mais ricos e influentes da cidade e decidiu promover o desenvolvimento da sua comunidade. De 1730 a 1740, ajudou a levar a cabo diversos projectos. Promoveu a pavimentação, limpeza e iluminação das ruas, constituiu a comissão instaladora do Pennsylvania Hospital, grupo destinado a ajudar no tratamento de doentes; a Library Company, a primeira companhia livreira para a importação de livros ingleses, que ainda hoje existe. Criou também a Philadelphia´s Union Fire Company, companhia de bombeiros e, em 1752, a Phyladelphia Contribution for Insurance Against Fire, a primeira companhia de seguros de Filadélfia, destinada a ajudar as vítimas de incêndios, que também ainda perduram.

Em 1747, retirou-se dos negócios e concentrou-se na ciência, experimentação e invenções.

Inventou um forno de aquecimento doméstico, barbatanas, lentes bifocais, um odómetro ou conta-quilómetros, um instrumento musical chamado " glass harmonica", um cateter flexível e o pára raios que foi a mais célebre de todas as suas criações.

Em 1749, fundou a Universidade da Pennsylvania.

A partir de 1750 começou a interessar-se mais pela política. Em 1757 foi para Inglaterra representar a Pennsylvania na luta contra os descendentes da família Penn, sobre quem deveria representar a Colónia. Permaneceu em Inglaterra até 1775, como representante não só da Pennsylvania mas também da Georgia, New Jersey e Massachusetts.

A vida em Inglaterra dessa época tinha facetas muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com