TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografias de Pitágoras

Artigo: Biografias de Pitágoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

. 1-Biografias:

• Pitágoras:

Embora a existência histórica de Pitágoras seja colocada em dúvida por muitos estudiosos, parece haver exagero em tal posição. De qualquer forma, é importante saber que a vida desse filósofo está envolvida por um véu de lendas. Platão e Aristóteles aparentemente desconheceram a doutrina filosófica atribuída a Pitágoras, mas Aristóteles chega a mencionar os "pitagóricos".

Talvez Pitágoras não tenha deixado qualquer obra escrita. Mas o que se sabe, com certeza, é que os primeiros trabalhos expondo a doutrina dessa escola filosófica foram escritos por Filolau, um contemporâneo de Platão.

Segundo a lenda, Pitágoras nasceu na ilha de Samos, Ásia Menor, por volta do primeiro quarto do século 6 a.C., tendo falecido ao fim desse mesmo século. Aristocrata, teria deixado a ilha por aversão à tirania de Polícrates, passando, então, a visitar santuários gregos e o Egito.

Por volta de 530 a.C. teria se fixado na cidade de Crotona, na Magna Grécia, onde passou a se dedicar ao ensino e à política. Ao que parece, a confraria fundada por Pitágoras teve atuação decisiva na derrota que, em 510 a.C., Crotona infligiu à cidade de Síbaris. Depois, contudo, Pitágoras e seus partidários aristocratas teriam sido derrotados por um partido democrático. Não se tem notícia sobre as causas da morte do filósofo, mas alguns estudiosos acreditam que ele poderia ter sido assassinado em uma perseguição política. De qualquer forma, no ano 500 a.C. Pitágoras já não vivia.

Sob o aspecto religioso, a escola filosófica iniciada por Pitágoras defende a crença na imortalidade da alma, cuja purificação ocorreria através de sucessivas reencarnações em corpos vivos, até que ela viesse a ter condição de libertar-se dos invólucros mortais, a fim de confundir-se, definitivamente, com o espírito divino.

No que se refere à ética, a doutrina pitagórica não fugiu ao esquema geral da cultura grega daquele tempo, reconhecendo-se, entretanto, que os discípulos de Pitágoras buscaram acentuar a consciência do dever, a autorreflexão e uma nítida tendência a se espiritualizar a vida.

Do ponto de vista dos estudos científicos, não é possível ver a escola de Pitágoras como uma unidade. Dois caminhos foram adotados: o da teoria matemática (incluindo a astronomia e a medicina) e o da doutrina metafísica, que veio a ser denominada doutrina dos números e, segundo consta, foi exposta pela primeira vez por Filolau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com