TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boniteza De Um Sonho

Artigos Científicos: Boniteza De Um Sonho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 8

“Crise de

Identidade, crise de Sentido”

O livro (Boniteza De Um Sonho) traz no título uma reflexão sobre o sonho de tornar o aprendizado uma realidade de um compromisso e no desempenho na transformação de mentes, e do conhecimento constantemente. Para o autor Moacir gadotti quem abriu as portas desse novo mundo pedagógico foi Paulo freire, que através de suas idéias consegue mostrar a verdadeira função do ato de ensinar e aprender.

“O autor fala do livro de Paulo freire (pedagogia da autonomia) em que o mesmo cita: “boniteza de ser gente”; “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza da alegria”. Paulo freire chama a atenção para a essencialidade do componente estético da formação do educador.

Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente, isso explica o título deste livro.

A realidade é muitas vezes bem diferente do sonho. Muitos alunos fazem licenciatura ou pedagogia, mas não querem ser professor. Isso se faz resumido nesta frase: “quem sabe faz, quem não sabe ensina”. Há década não houve mudanças para melhorias das condições em que vive a educação, os baixos salários, a má estrutura de trabalho, desanima e contribui para a descaracterização do educador.

E com isso, surge a pergunta: por que ser professor? Isso é uma pergunta freqüente. A resposta talvez possa ser encontrada numa mensagem deixada por um prisioneiro de campo de concentração nazista na qual, depois de viver todos os horrores da guerra; crianças envenenadas por médicos diplomados, recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas, mulheres e bebês fuzilados por graduados de colégios e universidades, ele pede aos professores que, “ajudem seus alunos a tornarem-se humanos”. Ou seja, a resposta mais exata para melhoria do mundo estaria mais precisamente nas mãos da educação correta, justa e verdadeira, a humanidade vive uma irônica realidade, em que pessoas treinadas e capacitas para salvar, curar e proteger, são as mesmas que maltrata e matam. Enfim, com tudo isso citado acima, a solução ainda se faz presente em uma educação de qualidade.

Talvez a chave para abrir a porta das explicações, esteja nas nossas lutas por salários melhores, sem esclarecer a sociedade sobre a finalidade de nossa profissão, sem justificar porque estamos lutando.

A transformação não depende somente do profissional, porém, se o mesmo não mudar a concepção profissional, essa transformação jamais ocorrerá. As nossas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Cada dia mais pessoas estudam em casa, com aprendizagem à distância, com isso, ONGs estão se fortalecendo na difusão e reconstituição do conhecimento.

O espaço da aprendizagem é aqui, e em qualquer lugar; o tempo de aprender é hoje e sempre. Hoje vale tudo para aprender.

Em resumo, poderíamos dizer que o professor se tornou um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um organizador da aprendizagem. O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar o mundo sem educadores.

Escolher a profissão de professor não é escolher uma profissão qualquer. O professor não pode ser um mero executor do currículo oficial, o educador profissional é aquele emancipador. Este será responsável pela formação de conduta e projetor de idéias, enfim, ficando na responsabilidade do professor o papel de transformar vidas, evoluir e criar sonhos e possibilidade, tudo isso fica bem resumido no título, “ boniteza de um sonho”.

Para se tornar um bom profissional, o professor deve permanecer em uma contínua formação, concebida de pesquisa, ação, descoberta etc. A necessidade de está sempre em ato de busca é devido às mudanças, evoluções e tecnologias. Mas para essa pesquisa contínua do professor, são necessárias algumas exigências, como por exemplo:

1º direito de pelo menos 4 horas semanais de estudos com colegas;

2º direito de freqüentar cursos avançados;

3º acesso a bibliografia atualizada;

4º possibilidade de sistematizar suas experiências;

5º expor suas experiências em congressos;

6º possibilidade de publicar suas experiências;

Para ser professor é necessário: ter uma concepção de educação, ter uma formação política, ética, etc. Enfim, em qualquer área e em qualquer profissão, é necessário o conhecimento sobre o que se aplica, e essa exigência se faz muito presente na profissão de educando, pois este tem um papel muito importante e grande responsabilidade, a de formação de seres.

Para Paulo freire, aprender é conhecer melhor o que já se sabe para poder ter acesso a novos conhecimentos.

Mas o que é conhecer?

Conhecer é construir categorias de pensamentos, “é ler o mundo e transformá-lo”, dizia Freire.

A educação é necessária para o ser humano; a aprendizagem e o conhecimento são peças “chaves”, para transformação na vida de uma pessoa, viver sem aprender ou conhecer, é o mesmo que viver na “escuridão”.

Fala-se muito em educar, mas quanto tempo pode levar para educar uma humanidade? Devido à má educação da vida é que estamos vivendo a destruição do planeta, pelas mãos do próprio homem, fica uma reflexão no trecho a seguir: “ensinar a entidade terrena como condição humana essencial. Nosso destino comum no planeta, compartilhar com toda sua vida no planeta. Nossa identidade é a mesmo tempo individual e cósmico. Educar para conquistar um vínculo amoroso com a terra, não par explorá-la, mas para amá-la”. (Boniteza de um Sonho, pg60).

Essa reflexão talvez conclua o porquê da necessidade de educar tudo e todos, por esse motivo é que a luta pela educação é permanente, pois o homem mesmo com todo o conhecimento ainda não foi capaz de colocar em pratica a preservação de sua própria vida.

O livro (Boniteza De Um Sonho) traz no título uma reflexão sobre o sonho de tornar o aprendizado uma realidade de um compromisso e no desempenho na transformação de mentes, e do conhecimento constantemente. Para o autor Moacir gadotti quem abriu as portas desse novo mundo pedagógico foi Paulo freire, que através de suas idéias consegue mostrar a verdadeira função do ato de ensinar e aprender.

“O autor fala do livro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com