TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Boniteza De Um Sonho

Trabalho Escolar: Resenha A Boniteza De Um Sonho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido

O livro "Boniteza de um Sonho: ensinar e aprender com sentido", da editora: FEEVALE, de Novo Hamburgo, publicado no ano de 2003, com 80 páginas, foi escrito por Moacir Gadotti. Gadotti se inspira nos ideais de Paulo Freire – lutar por mundo de amor e justiça – sendo a educação a fonte principal e o educador o meio para essa transformação.

“Boniteza de ser professor de tantos jovens do planeta” (p. 12). A obra está dividida em sete capítulos e em cada um deles Gadotti aborda temas de grande importância à educação, aos professores e pedagogos em exercício e aos futuros pedagogos e professores. Convida os sonhadores e os que deixaram de sonhar a despertarem e lutarem para a transformação do mundo, onde as diferenças sejam dissipadas através da educação, considerando que a sala de aula é e será local de capacitar crianças, jovens e adultos a se engajarem nessa luta. Portanto, é necessário que o professor e o educador encontrem a sua própria identidade e, com autonomia, potencializem os indivíduos, formando cidadãos autônomos, críticos, participativos, organizados, articuladores e capazes de se integrarem à sociedade, promovendo o desenvolvimento e garantindo, de forma sustentável, o futuro da humanidade.

No primeiro capítulo, “Por que ser Professor?”, Gadotti aborda os desafios enfrentados pelos professores em um Brasil que não valoriza os profissionais da educação e onde não há políticas públicas que se destinem à área. Os baixos salários, a falta de estrutura nas escolas, a violência, o cansaço físico e mental, e a desmotivação contribuem para o caos no sistema de ensino. Alerta os educadores para não se perderem nessa crise e sim refletirem sobre a sua escolha como direção e solução da situação caótica. Para isso, é necessário que os mesmos estejam engajados com o desenvolvimento dos indivíduos, formando-os críticos, participantes e capazes de superar as adversidades e sonhar com um futuro melhor, em que a educação seja a prioridade dos governantes, havendo assim o reconhecimento e a valorização dos profissionais.

No segundo capítulo, “Crise de Identidade, crise de Sentido”, trata do desafio encontrado pelos educadores no tocante à sua identidade e ao sentido de ser educador. A crise se evidencia com a globalização, que interliga as pessoas e o mundo por meio das informações em tempo real e, para processá-las e torná-las conhecimento que agrega valores aos indivíduos, é necessário que estes tenham uma formação crítica, reflexiva, política e de autonomia. Os professores são convocados a deixar de ser apenas professores e se tornarem educadores da humanidade, pois a máquina não substitui o homem no pensar, no agir, no interagir, no compartilhar, no decidir e não possui sentimentos, portanto, à medida que ocorrem as transformações no mundo globalizado, o mestre da educação sempre será necessário para formação do individuo.

Já o terceiro capítulo, “Formação Continuada do Professor”, aborda a importância do desenvolvimento do profissional da educação, a necessidade de o professor se atualizar, acompanhar as tendências da tecnologia, desenvolver projetos junto à comunidade considerando as suas necessidades e particularidades, refletir sobre as práticas e as metodologias, trocar experiências entre profissionais, realizar pesquisas e capacitar também sucessores na formação de futuros pedagogos. O motivo é evitar a estagnação, o comodismo e a desatualização do educador e da sociedade. O capítulo anterior fala de um mundo de mudanças e, para que essas mudanças sejam beneficentes a todos e não à classe dominante, o educador é imprescindível na formação de cidadãos participantes e atuantes.

No quarto capítulo, “Ser Professor na Sociedade Aprendente”, Gadotti explana a necessidade de aprender para ensinar e ensinar para aprender. O professor é aprendiz no processo, aprende com as diversidades culturais, sociais, políticas e econômicas da comunidade integrante. Através da reflexão da situação real, desenvolve as melhores práticas e exerce influências, direcionando para o trabalho em equipe, a defesa de ideais, a participação na gestão das escolas, desenvolvendo alunos e comunidade, pois somente a ação junto à atitude é capaz de produzir o saber, a habilidade e o conhecimento. O conhecimento é o fundamental para se entender a sociedade, a política e a economia, de ontem e de hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com