TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burguesia

Tese: Burguesia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  Tese  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Pontinho Estudantil-EAD

Burguesia

Nome: Luís Fernando Marchetto

Matéria: Geografia – Professor: Rodnei Silva

Blumenau 01/12/2013

Introdução

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de uma pesquisa sobre a burguesia, mercadores impulsionaram as atividades comerciais a partir do século XI, transitando de cidade em cidade, negociando suas mercadorias. No século XII, os mercadores passaram a organizar as feiras (importantes locais comerciais). As principais feiras do século XII foram a de Champagne e Brie, que se encontravam nos territórios da atual França.

Bibliografia

http://www.infopedia.pt/$burguesia

http://www.brasilescola.com/historiag/surgimento-burguesia.htm

Classe social que, no regime capitalista, é a dominante na divisão do trabalho e nas relações de produção, pois dominaos meios de criação e circulação de riqueza. É detentora do capital, quer industrial quer financeiro. Historicamente, éoriginária do povo e afirmou-se politicamente com o derrube do Antigo Regime. Até ao aparecimento da teoria marxista,a burguesia era considerada como o conjunto de cidadãos da classe média das cidades. Devido à posse crescente dosmeios de produção e ao facto de se constituir como entidade empregadora de trabalhadores, a burguesia aparece noepicentro das lutas sociais, dos choques de interesses na sociedade - aquilo a que Marx chamou luta de classes.

A burguesia remonta à Idade Média, ao mundo feudal, pertencendo na origem ao povo ou Terceiro Estado. Porém,liberta dos grilhões feudais com o decorrer do tempo, constitui-se como um grupo social distinto pelo facto de nãopossuir vínculos à terra ou a qualquer senhor. A sua ascensão económica, social e política vai eliminar o feudalismo ealterar profundamente as mentalidades e a atividade humana. A burguesia assume a representação da sua classe, opovo, nas Cortes. É cada vez mais um conjunto de cidadãos entre o povo e a nobreza. Surge assim, antes do séculoXVI, como um novo grupo social urbano e especializado na atividade comercial e nos ofícios artesanais, fruto dorenascimento das cidades e sua irradiação por toda a Europa.Com o desenvolvimento do comércio colonial nos séculosXVI e XVII, devido às Descobertas para que muito contribuiu no plano material, a burguesia consolida cada vez mais asua posição. Perfeitamente sintonizada com os ideais do Renascimento e da Reforma, demonstra gradualmente as suasintenções de luta pelo poder político. Não entra ainda na esfera governamental, mas já a financia. São os grandesbanqueiros alemães, como os Fugger ou os Welser, quem fornece, aos italianos e às monarquias ibéricasparticularmente, uma base material capaz de ativar as suas iniciativas ultramarinas e expedições militares, para além dosintentos políticos da nobreza. Carlos V é mesmo eleito imperador germânico graças a uma campanha política financiadapelos Fugger junto dos príncipes eleitores. Por outro lado, nomeadamente em França no século XVII, a burguesia ganhanova dimensão ao apoiar e fornecer quadros para o desenvolvimento da administração real face ao poder da nobreza,embora sem participar na decisão política. Partindo destes antecedentes, a burguesia clama cada vez mais pelo poder.Porém, só o alcança efetivamente com a Revolução Inglesa de 1648, que impôs o parlamentarismo frente aoabsolutismo.O século XVIII é a época das revoluções burguesas - Estados Unidos da América em 1776 e França em1789. O assalto final às estruturas do Antigo Regime foi possível graças à consolidação económica da classe e à suasupremacia cultural (burguesia de negócios e de toga, ligada à administração, cultura e leis). Os privilégios e poder danobreza e do clero eram o principal obstáculo para a burguesia. A revolução foi o único meio de eliminar essa barreirasecular, criando-se estados liberais de base burguesa. Na primeira metade do século XIX, as reações aristocráticas - ouabsolutistas - surgem um pouco por toda a Europa, mas não foram capazes de repor a ordem anterior às revoluções.ARevolução Industrial, por outro lado, fortalece ainda mais o poder económico da burguesia, sentindo-se agora a suaconfrontação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com