TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  29/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DO ALUNO

CIDADE

 ANO

OBJETIVOS:

  • Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação;
  • Identificar as práticas de ensino utilizadas pelo professor.

INTRODUÇÃO:

Este relatório consiste em uma entrevista sobre a relação professor/aluno e suas práticas de ensino. Realizada com a professora NOME DA ENTREVISTADA, formada em ..., leciona na turma de ..., na Escola ...., situada na cidade de ...

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Este trabalho é uma pesquisa de campo que busca articular a prática educacional de uma professora com os estudos feitos na disciplina de Filosofia da Educação. A entrevista foi realizada via WhatsApp.

ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA:

  • Para você o que é ensinar?

Na minha opinião ensinar é uma troca de experiências, através do incentivo e de estratégias criadas para que todos possam interagir e estimular o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo.

  • Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

A partir da proposta para aquela turma de alunos (no caso desse ano, um 4°ano), tendo em vista a BNCC e o Plano de Trabalho elaborado pela escola, os procedimentos são escolhidos de acordo com a realidade da turma e busca alcançar interesse dos alunos e o desenvolvimento satisfatório.

  • Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Acredito que o trabalho de qualquer pedagogo é permeado de muitos teóricos, mas acredito que a prática pedagógica é sempre uma mistura de influências. Apesar da importância de muitos pensadores é apenas na prática que podemos avaliar qual deles poderá guiar um trabalho eficaz. Mas seria impossível não citar contribuições de Paulo Freire, Emília Ferreiro para a alfabetização e Maria Montessori que apesar do direcionamento à Educação Infantil nos mostra como valorizar cada criança em sua individualidade.

  • Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha conflitos?

Procuro discutir e refletir desde o primeiro dia de aula sobre as diferenças e de como interagir respeitando as individualidades. Acredito muito que a conversa pode fazer com que crianças de qualquer idade possam conviver de forma harmoniosa. Conflitos aparecem sempre, mas eles podem aprender a resolver esses conflitos de forma menos traumática ou criando problemas maiores.

RESULTADOS E CONCLUSÃO:

No processo de ensino-aprendizagem a motivação é um elemento fundamental, por isso o planejamento do professor é tão importante, pois é o educador e a forma como conduz sua aula que desperta e estimula nos alunos o interesse em aprender. Os educadores precisam refletir e buscar mais conhecimentos para que suas práticas levem ao desenvolvimento integral dos alunos. No decorrer da entrevista foi possível perceber a situação real vivenciada na sala de aula, a professora utiliza estratégias próprias para incentivar seus alunos a serem e fazerem o melhor, outro fator que chamou a atenção, foi a forma como a professora conduz os conflitos que geralmente acontecem em sala de aula, a mesma incentiva as crianças a conversarem, refletindo sobre suas diferenças e zelando pelo respeito, preparando-os para o exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com