TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA: NOSSO PATRIMÓNIO SOCIAL

Projeto de pesquisa: CULTURA: NOSSO PATRIMÓNIO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Professora Maria do Socorro Jacob Este é um Trabalho de Sociologia 18 de Maio de 2011 Administrado pelo Professora Edvilson Alunos:

Frank Dione Teles de Oliveira

Niomar Soares Costa

Gislaine Farias Costa.

Alunos

Niomar Soares Costa

Gislaine Farias Costa.

Frank Dione Teles de Oliveira

Administrado pelo Professora Edvilson

18 de Maio de 2011

CAPITULO 10: CULTURA: NOSSA HERANÇA SOCIAL

De um modo geral, fala-se de cultura como um saber a ser adquirido, ou como conhecimento acumulado. Assim, diz-se que uma pessoa è “ culta “ quando ela é muito bem informada, leu muitos livros, cursou uma universidade, fez pós-graduação.Um individuo nessas condições, segunda o senso comum, é uma pessoa que “ tem “ cultura.

Para as ciências sociais, o conceito de cultura tem um significado diferente: é o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.

1. A PROCURA DE UMA DEFINIÇÃO

Seja qual for a definição adotada, todos os estudiosos concordam que a aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura é também chamada de herança social.

Quando há escolas, estas se encarregam de aprofundar a transmissão da cultura iniciada na família e em outros grupos sociais. Nesse caso, a educação é formal ou sistemática, isto é, obedece a uma organização previamente planejada.

IDENTIDADE CULTURAL

A cultura pode ser definida como um estilo de vida própria, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. É essa identidade cultural que faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo, e por meio dela que desenvolve o sentimento de pertencimento a uma comunidade, a uma nação, a uma cultura.

Os indivíduos que pertencem a elas desenvolvem um forte sentimento de identidade cultural, como vimos na carta dos chefes indígenas ao governo de Virgínia. Esse sentimento se revela na rejeição ao sistema educacional da sociedade capitalista, considerado “superior” pelas pessoas brancas, e na exaltação da cultura indígina.

2. AS DUAS FACES DA CULTURA

A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade – ferramentas , instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. – e tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.

A CULTURA NÃO-MATERIAL

A cultura não-material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com