TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE OBJETIVO RIO VERDE – GO

AMANDA SILVA MORAES

CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

        

        RIO VERDE – GO

2017

FACULDADE OBJETIVO RIO VERDE – GO

AMANDA SILVA MORAES

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

Resenha crítica do livro como requisito de nota da

Disciplina de Fundamentos de Ciências Humanas,

                        do 1operiodo de Enfermagem .

                          Professor : José Carlos Ferraz .

RIO VERDE –GO

2017

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

MORAES, Amanda Silva

Resenha Critica

Faculdade Objetivo, Rio Verde – GO, 17 de Março de 2017

        

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21o edição. Zahar Rio de Janeiro

     No início da obra, Cultura: um conceito antropológico, Laraia nos fornece alguns pontos de vistas históricos, fazendo assim, o leitor pensar mais sobre comportamentos que já foram e continuam presentes em muitos pensamentos. Em sequência ele aborda um foto que será fundamental e critico nos estudos, que é o fato de que determinismo biológico e o geográfico não são suficientes para explicar o que é cultura.

      Na introdução, o autor começa a caracterizar o Determinismo Biológico, ele cita um argumento de que uma pessoa qualquer que nasce em determinada região e foi levada para outra saciedade, vivera como tal e não irá saber se diferenciar dos outros que tiveram na sua nova vida.

     Em sequência, ele aborda sobre o Determinismo Geográfico, nos mostrando 3 exemplos, ele fala que não é possível usar o determinismo geográfico para demarcar os modos e costumes de algumas regiões, ele também nos mostra que não é o meio que influenciam ou muda o comportamento dos outros e sim os outros que modificam todo o meio para tirar aproveito e se adequar a seu modo de vida.  

     Ao descrever o conceito de cultura, Laraia utiliza o conceito que foi citado por Tylor ao qual sugeriu o ato de suas palavras. Seu conceito de cultura era ‘’ tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade’’, este parece ser o conceito mais utilizado nos dias de hoje. Segundo Laraia um pensador Jonh Locke poderia ter sido uma das principais referências de Tylor, para isso mais estudiosos foram citados como Marvin Harris. No fim do capitulo Laraia argumenta que o conceito criado por Tylor é ultrapassado e que cabe a antropologia moderna determinar um novo conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com