TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Café Filosófico

Por:   •  28/4/2017  •  Dissertação  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CADERNO FILOSÓFICO

Professor(a): Renata Chaves.

Aluno(a): Angélica Maiara Rodrigues da Silva.

Turma: Psicologia, 1° semestre.

Turno: Manhã.

Atividade  01:

  1.                A Filosofia da ciência implica na reflexão filosófica sobre a ciência, isso quer dizer que os filosófos da ciência não fazem questionamentos científicos, pois essa é a tarefa dos cientistas.

                     Podemos dizer que filosofia é mais abrangente que a ciência. Enquanto a filosofia trata de uma realidade mais universal, a ciência lida com questões da realidade concreta.

                     Mas a  ideia central desse questionamento é tentar mostrar que ciência e filosofia não estão em universos paralelos, mas fazem parte da mesma realidade. Embora cada um com suas especificidades, ao andarem juntas, tanto a ciência quanto a filosofia podem atingir maior desenvolvimento.  

Atividade 02:

1.             Os mitos foram muito importantes para toda a sociedade daquela época, pois sempre foi essencial para o homem saber suas origens e a origem do mundo. Os mitos além da função religiosa, tinham também a função de explicar o incompreensível.  Sendo assim, os mitos eram uma explicação irracional do mundo. Eles eram a única forma dos gregos. Eles eram a única forma dos gregos conhecerem a origem deles próprios, mesmo sendo uma origem falsa. Foi através da mitologia que aquelas comunidades conseguiram esclarecer suas várias dúvidas.

                   O mito  escolhido foi o Mito da Caverna ou A Alegoria da Caverna. Nesta narração, Platão nos convida a imaginar  uma caverna onde dentro existem humanos que nasceram e cresceram dentro dessa mesma caverna. Eles nunca saíram, porque  se encontram presos no seu interior. Os habitantes da caverna estão de costas voltadas para a sua entrada. Fora da caverna, existe  um muro alto que separa o mundo exterior da caverna. Os homens existentes no mundo exterior mantêm uma fogueira acesa, e os ruídos que fazem podem ser ouvidos dentro da caverna.  De igual forma, as suas sombras são refletidas na parede no fundo da caverna, e os seres humanos acorrentados, vêm as sombras e pensam que elas são a realidade. Em seguida, Platão pede que imaginemos que um dos seres humanos acorrentados consegue fugir da caverna, subir o alto muro e passar para o outro lado, descobrindo que as sombras que antes via, vinham de homens como ele.  Além disso, descobriu também a natureza que existia do outro lado do muro. Platão discursa então sobre o que esse homem fará com essa nova realidade e  o que poderá acontecer se ele resolver voltar para a caverna, contando aos outros que a vida que estão vivendo é na realidade um engano.

             Considerando a função do mito que é de explicar, organizar e compensar, vemos que com esse mito, Platão nos faz remeter para a situação em que muitas pessoas vivem;  num mundo de ilusão e presos por crenças errôneas, preconceitos, ideias falsas e por isso vivem com poucas possibilidades, sem esperança de melhorar e sem perspectivas de vida.    

2  .             Filosofia é uma palavra grega e tem como significado ‘’ amor à sabedoria’’. É o estudo de problemas fundamentais da vida humana relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais , e etc.  

               O filósofo é a pessoa que busca o conhecimento de si mesmo,  movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. A Filosofia fica em questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão.  Filosofar constistui na atitude de refletir, criticar e especular sobre as condições do ser humano e dos outros seres vivos, tendo em mente, principalmente,  seus papeis no universo.

                   A etimologia da palavra Psicologia já traz o interesse de ambas as áreas de, saber; o que é homem.  A Psicologia tem perguntas sobre o homem que a Filosofia pode responder, assim como a Filosofia traz questões que a Psicologia pode ajudar a entender. As duas áreas tem interesses semelhantes e se ajudam nas reflexões em que ambas fazem, sendo a Filosofia importante para fazer a  Psicologia refletir melhor sobre as questões da mente humana.

Atividade 03:

                  Os pensamentos de Heráclito se resumem ao Devir, o vir-a-ser . Tudo se transforma a todo instante. O mundo, segundo ele é um fluxo permanente em que nada permanece idêntico a si mesmo. Tudo se transforma no seu contrário.  Tudo é uma alteração incessante, a isso ele deu o nome de Devir.  A realidade é um eterno vir-a-ser.  Para ele a impermanência das coisas resulta de uma contradição presente em todas elas; ser e nao ser. Dessa oposição resulta a unidade do mundo.

                   Parmênides considera que o pensamento pode atingir o conhecimento genuíno e a compreensão. Essa percepção do  domínio do ‘’ser’’ às coisas são percebidas pela mente. Ele propôs que tudo  o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indisíveis e portanto, imóvel.  Para ele a sabedoria consiste em usar a razão para estabelecer uma ordem no caos que as aparências revelam aos nossos sentidos.

                   Parmênides se apega na questão da lógica, já Heráclito se apega na sensibilidade (nós sentimos tudo se transformando). Parmênides segue a lógica das coisas, já Heráclito segue a dialética.


Atividade 04:        

01.            Se destacar na atividade política era o objetivo de quem vivia na Pólis para ser bem visto e bem sucedido na sociedade. Para isso a pessoa precisava ter uma boa oratória para apresentar-se bem na frente das assembléias. O ideal de homem na Pólis era o cidadão que sabia se expressar bem,  que sabia usar as palavras.  

                     Para ser um cidadão bem sucedido e envolvido na política, o cidadão grego tinha que se apresentar nas assembleias e fazer um discurso. Os argumentos que eles usavam deveriam ser sólidos, coerentes nos aspectos gramaticais e tinham que ter o uso correto da palavra. Nesses discursos, eles também deveriam atingir os sentimentos antes da razão.  Para isso precisavam ter uma boa oratória.  Precisavam também ter uma boa retórica, que é o poder da persuassão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com