TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo e a Historia de Amor

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

“Capitalismo, na sociedade aual

Um documentário produzido pelo diretor Michael Moore, no ano de 2009, em meio a uma crise americana que não terminou até hoje. Este transtorno e todo o sistema corrupto e falido foram os responsáveis por levarem a formação do capitalismo discutido pelo filme de forma crítica e debochada.

O diretor Michael Moore apresenta as diferentes formas do capitalismo ao longo do século XX até chegar aos dias atuais começando pela recuperação do sistema financeiro após a crise, com o governo Roosevelt, e o capitalismo da classe média. Por fim, nos mostra ainda a depreciação do sistema a partir do governo Ronald Reagan que gerou uma desvalorização itensificada até os dias de hoje.

Os Estados Unidos passou, em 1929, por uma forte crise que envolveu todo o mundo. Este fato foi ocasionado exclusivamente por uma superprodução que não foi utilizada conduzindo, então, a queda inesperada dos preços. Alguns agricultores tiveram que fazer grandes empréstimos com a finalidade de construir galpões para armazenar suas colheitas, porém, perderam suas terras em razão de não conseguirem pagar os empréstimos. Posto isso, as indústrias não conseguiam manter os gastos da produção uma vez que seus produtos não eram comprados e, a partir desse momento, as empresas foram obrigadas a demitir grande número de funcionários e as bolsas de todo o mundo começaram a cair.

Então, o presidente Franklin Roosevelt criou uma nova política econômica totalmente distinta a dos Estados Unidos e começou a fazer grandes obras de infraestrutura que geraram vários empregos e elaborou, ainda, o salário desemprego.

Esse modo econômico adotado por Roosevelt foi chamado de keynesianismo e durou até 1970 quando o neoliberalismo foi adotado. Nessa época, a classe média dominou os Estados Unidos e o capitalismo se tornou algo popular entre as pessoas.

Os Estados Unidos são hoje, de acordo com o documentário, um país absolutamente liberal onde não existe sistemas públicos e tudo é privado. Podemos considerar isto como um problema, pois quem não tem condição financeira não tem os direitos básicos que são assegurados em lei para cada pessoa.

Michael Moore continua seu documentário até chegar a crise financeira atual, um prejuízo em Wall Street que apareceu com a crise imobiliária norte-americana. As empresas faliram e foram resgatadas pelo governo norte-americano, entretanto,  das milhares de pessoas que perderam suas casas e empregos, nenhuma foi atendida pelo governo americano.

O documentário ainda mostra uma grande mudança: as pessoas socorrem os bancos de irem a falência e não são socorridas pelo governo. Isto foi o limite  que o povo americano poderia suportar, assim a população americana começa a fazer protestos nas ruas

Após as eleições nos Estados Unidos, Barack Obama trouxe  uma nova esperança para o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com