TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 17 de Depois da Virtude

Por:   •  10/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o capítulo 17 de Depois da Virtude e faça o que se pede:

1. Pesquise sobre o papel que Alasdair reserva à tradição.

Segundo o filosofo Macintyre, a tradição é um dos componentes fundamentais na construção de uma teoria moral, pois ela conserva as características culturais de toda teoria moral. Ele critica o conceito de tradição de Burke, que defende a diferença entre tradição e razão, já que o mesmo não vê dessa maneira.

O papel da tradição pode ser compreendido como o de explicar a racionalidade, já que é constituída dela, pois é por meio da racionalidade que são feitas as descobertas, e é assim que as tradições são alteradas.

A tradição pode ser entendida como um patrimônio cultural, porquê sobrevive na pratica moral de hoje, e é socialmente incorporada, ou seja, se estende na história, essa tradição Alasdir chama de tradição-viva.

2. Pesquise sobre a influência e a presença de Aristóteles na obra de Macintyre e o porquê do fracasso do projeto iluminista

Em sua obra, ele traz uma visão aristotélica das virtudes, acerca dos problemas morais contemporâneos. Para Aristóteles, a justiça era a primeira virtude da vida política e Alasdair, tem como objetivo retomar esse conceito de virtude para a ética contemporânea

O projeto iluminista queria oferecer à moral uma justificativa racional longe das tradições, sem buscar a teologia e à história, com a intensão de dar autonomia na forma de princípios morais universais. No entanto, as morais iluministas levam ao relativismo e a individualismo, sendo assim, devido ao abandono da praticas filosóficas intrínsecas à moral do indivíduo, e também ao compartilhamento de características que não condizem com o iluminismo do aristotelismo. O fracasso se dá por justificar a moralidade, o que resultou na crise dos valores morais e na fragmentação da sociedade.

3. Discorra e disserte acerca da crítica de Macintyre ao liberalismo.

Segundo Macibtyre, sua crítica ao liberalismo se dá por considerar o liberalismo um afastamento da concepção de justiça provocado por erros epistemológico e filosófico.

Para o filósofo, o Liberalismo, em nome da autonomia, alimenta uma guerra civil promovida por meios jurídicos, porque cada um quer defender ou impor seus direitos, não se importando com os direitos dos outros.

Além disso, valoriza o indivíduo acima da comunidade, tomando como pressuposto a autonomia, sendo assim, segundo Alasdir, cada um quer defender seus direitos utilizando da liberdade individual como recurso para realizar suas vontades. Nesse sentido, a modernidade tenta se desvincular da tradição, pois coloca o indivíduo anterior a tradição histórica e política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com