TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o sistema nós afeta

Por:   •  20/6/2017  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Crítica do filme "Capitão fantástico" - RNMA

Nome: Luana Izabela Fernandes       nº USP:10347444

O mundo atual em que vivemos basicamente possui um sistema o qual na maioria das vezes as pessoas são persuadidas a seguir, mesmo que inconscientemente. Desde o começo de sua vida você é ensinado a acompanhar uma linha tênue, o que é transformado no objetivo de vida, como por exemplo, estudar algo que posteriormente lhe dará uma vida financeira bem estável, e lhe garantirá o sucesso de uma vida plena. Entretanto isso é o conceito enraizado que a sociedade tem, apesar da livre escolha que todos temos, muito dificilmente você terá a total liberdade do caminho de como viverá sua vida sem ser julgado por isso, pois como diz na música da banda Pink Floyd "Em suma, você é apenas mais um tijolo no muro", isto é, você a todo custo procurar se encaixar no padrão que o mundo exige, mesmo que muitas vezes não queira e não deseja percorrer a trajetória denominada normal e de grande êxito. Esse é o fato exato que o filme, no meu ponto de vista, procura mostrar, já que seu enredo é uma família que vive em um lugar distante das cidades, do consumismo, pode-se dizer que vivem isolados, desconstruindo todos os padrões que são impostos pela nossa sociedade e o nosso sistema, e por isso as pessoas ao redor deles ao decorrer do filme se mostram indignados da forma a qual os mesmos vivem, pelo simples fato de ser algo distinto daquilo que se considera normal nos dias de hoje.

O filme nos trás duas situações distintas, em que há o extremo de um lado, que seria a vida perfeita e moderna do mundo atual, e o extremo de outro, que seria a chamada "vida hippie", isto é, a vida contra o sistema. É interessante o fato da presença dos dois cenários, pois assim o telespectador consegue fazer uma análise de ambas, não tendo apenas uma visão e podendo refletir sobre suas próprias perspectivas sobre os dois jeitos de encarar o mundo. Contudo, ao nos trazer essas duas esferas, há uma reflexão também de convivência com as diferenças, uma vez que as duas situações ao se encontrarem se colidem e se confrontam, apenas por serem diferentes umas das outras. Isso nos diz muito sobre o respeito que devemos procurar ter, pois cada pessoa crê em algo, e cabe a ela decidir o jeito que ela vai enfrentar o mundo e vivê-lo. Entretanto, a trajetória que o filme segue também diz em relação ao extremismo, e o quanto ele pode ser desgastante, ou seja, o fato da família se isolar do mundo traz consequências negativas, já que os mesmos não tem um conhecimento concreto de certas coisas, acabam se tornando ignorantes a certo ponto. Conclui-se então, que a crítica muitas  vezes é feita, porém sem o real conhecimento, deixando-nos fantasiados com algo que não necessariamente existe.

Ainda que muitas pessoas tem a consciência que o sistema em que vivemos é vicioso e tóxico, poucas delas agem contra isso, pois todos estão em suas próprias cavernas, na zona de conforto, vê-se isso no caso da mãe de Leslie, em que certamente em algumas ocasiões não concorda com algo, mas também não se opõe. O caso descrito se relaciona a matéria de recursos naturais do meio ambiente, além da questão ambiental como um todo, as pessoas veem o quanto nós estamos destruindo o meio ambiente, e são contra isso, todavia não se contrapõem, e tapam os olhos pra realidade que nos encontramos e continuam a viver suas vidas automáticas e padronizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com