TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre o Corpo Humano

Por:   •  16/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Luiza do Amor Divino de Jesus – 8089798

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Portfólio (ciclo 1)

DISCIPLINA: Conhecimentos Sobre o Corpo

Professora: Camila Tavares Valadares da Silva

 (Feira de Santana-BA)

2023

“Primeira Atividade – Portfolio 1”.

  1. Descreva as diferenças entre os tipos celulares eucarióticas e procarióticas.

Eucarióticas: apresentam um núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma membrana chamada envoltório nuclear ou carioteca e são mais complexas que as células procarióticas, a presença de membranas é sua principal característica. O núcleo das células eucarióticas contém os cromossomos, constituídos de DNA associado a proteínas histônicas.

Procarióticas: essas células não se dividem por mitose, e sim pela chamada divisão binária, na qual há a formação de septos da superfície para o interior da célula, dividindo-a em duas células-filhas (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2005), não apresentam núcleo organizado pela carioteca e seu material genético está em contato direto com o citoplasma. Os seres que são formados pelas células procarióticas são chamados de procariontes (ou procariotas), sendo representados pelo reino monera, formado pelas bactérias, podemos dizer que a principal característica dessas células é uma certa pobreza em membranas, apresentando somente a membrana plasmática. Elas apresentam, também, um citoplasma simples contendo poucas organelas.

  1. Quais são as principais organelas que compõem uma célula eucariótica animal, com suas respectivas funções?

Mitocôndrias: São organelas responsáveis pelo chamado processo de respiração celular. Estas estruturas são especializadas na produção de energia celular, através da síntese de ATP. apresenta um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço Inter membranoso. As composições químicas dessas membranas são distintas, de modo que a membrana interna apresenta 80% de proteínas e 20% de lipídios, enquanto a membrana externa apresenta 50% de proteínas e 50% de lipídios.

Retículo endoplasmático liso: é composto por um sistema de membranas e não apresenta ribossomos aderidos em sua face externa ou citosólica. Suas funções básicas são o transporte e o armazenamento de substâncias, além de participar da síntese de lipídios (gordura). Outras funções relacionadas pelo REL são: síntese de hormônios esteroides, mobilização de glicose, armazenamento e liberação de íons Ca+ (células musculares) e transformação de substâncias químicas ou resíduos metabólicos (DE ROBERTIS, 2003).

Retículo endoplasmático rugoso: é composto por um sistema de membranas, que é uma extensão da membrana nuclear, que apresenta inúmeros ribossomos aderidos à sua superfície externa ou citosólica. Quando observado na microscopia eletrônica, esse complexo tem aparência rugosa devido aos ribossomos agregados. A principal função do ribossomo é sintetizar proteínas a partir de moléculas de RNA. Logo, podemos concluir que a principal atividade celular que ocorre no retículo endoplasmático rugoso é a síntese de proteínas.

Lisossomo: são organelas citoplasmáticas formadas pelo complexo de Golgi, em forma de bolsas circundadas por típica membrana de bicamada lipídica, que apresentam cerca de 50 tipos de enzimas que hidrolisam proteínas, lipídios, DNA, RNA e carboidratos. Essas enzimas são hidrolases oxidativas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. A principal função do lisossomo é a digestão intracelular.

Heterofagia: digestão de substâncias que entram na célula pelo processo de fagocitose ou pinocitose.

Autofagia: digestão de substâncias intracelulares, materiais e organelas da própria célula.

Complexo de Golgi: Esse complexo ou aparelho membranoso é formado por vários sacos achatados e empilhados formando cisternas. Está relacionado com o retículo endoplasmático e com a membrana plasmática. Em suas bordas, observam-se vesículas esféricas ligadas aos sacos e que estão associadas ao transporte de substâncias. funciona como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação de moléculas vindas do retículo endoplasmático e remessa de substâncias para seus destinos, que podem ser: lisossomos, membrana plasmática ou vesículas de secreção. Desse modo, podemos concluir que as funções do complexo de Golgi são: formar lisossomos e presidir a secreção celular.

Ribossomos: são os locais onde ocorre a síntese de proteína. Eles não são limitados por membranas e, portanto, estão presentes tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas. Geralmente, aparecem unidos pelo RNAm, formando o polirribossomo.

  1. Como e composta a membrana plasmatica?

a membrana plasmática é constituída de uma dupla camada de lipídios, proteínas e carboidratos presos a esses lipídios.

  1. Quais as funções da Mitose? Descreva as suas fases.

o processo de divisão celular muito importante não só no desenvolvimento como também para reconstituição da perda natural de células, é utilizada pelo nosso organismo para reconstituir a perda natural de células, a fim de gerar células suficientes para substituir as que foram perdidas.

Prófase: é a primeira etapa da mitose e caracteriza-se pelo início da condensação dos cromossomos, sendo possível visualizá-los no microscópio óptico. O nucléolo desaparece, inicia-se a formação do fuso mitótico e a ruptura do envoltório nuclear. Alguns autores consideram a existência de uma fase intermediária à prófase e à metáfase, chamada de prometáfase, cujo principal evento é a ruptura total do envoltório nuclear, e as cromátides estão ligadas às fibrilas do fuso mitótico através do centrômero.

Metáfase: nessa etapa, o processo de mitose está no meio e finaliza a condensação do cromossomo e a formação do fuso mitótico. Os cromossomos ligados ao fuso mitótico estão dispostos no centro da célula, isso no plano equatorial, formando a placa equatorial, caracterizando essa fase. No final dessa fase, as cromátides estão prontas para migrarem para os polos da célula.

Anáfase: é a etapa na qual os centrômeros se quebram, separando as cromátides, e logo se inicia o encurtamento das fibrilas do fuso mitótico, levando consigo uma das cromátides para os polos da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com