TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando A Alegoria Apresentada Por Platão No "Mito Da Caverna" E As Duas Charges, Podemos Afirmar Que

Exames: Considerando A Alegoria Apresentada Por Platão No "Mito Da Caverna" E As Duas Charges, Podemos Afirmar Que. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 5

Considerando a alegoria apresentada por Platão no “Mito da Caverna” e as duas charges, podemos afirmar que:

A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.

Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.

A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I, apenas.

b. I e II, apenas.

c. I, II e III.

d. III, apenas.

e. II e III, apenas.

Question 2

Notas: 1

(ENADE 2008)

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:

Escolher uma resposta.

a.

Figura e borboleta - Milton Dacosta. Disponível em: <http://www.fotolog.com/mundomaisarte/148000000000009449/> Acesso em 07 fev. 2013.

b.

Abaporu - Tarsila do Amaral. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 07 fev. 2013.

c.

Homem idoso na poltrona. Rembrandt van Rijn – Louvre, Paris. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/Portrait-of-an-Old-Jew-Oil-on-Canvas-posters_i9035109_.htm> Acesso em 05 fev. 2013.

d.

Menino mordido por um lagarto. Michelangelo Merisi (Caravaggio) – National Gallery, Londres. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/A55A04/W.nsf/Opra/BRUE-5ZKBSA>. Acesso em: 07 fev. 2013

e.

O grito. Edvard Munch – Museu Munch, Oslo. Disponível em: <http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html>. Acesso em 07 fev. 2013.

Question 3

Notas: 1

(ENADE 2011)

Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.

JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Pareira. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10 - 11.

Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes:

A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.

A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.

A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.

A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas, Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. III e IV.

b. I, III e IV.

c. II e IV.

d. I e II.

e. I, II e III.

Question 4

Notas: 1

Marilena Chauí (2012) afirma que a Filosofia é tipicamente grega

PORQUE

possui determinadas características, formas de pensar e exprimir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com