TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições para a Filosofia da Psicologia da Constituição

Artigo: Contribuições para a Filosofia da Psicologia da Constituição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

As Contribuições Da Filosofia Para A Constituição Da Psicologia.

infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). A ropósito, Marx escreveu, na obra A Miséria da filosofia (1847) na qual estabelece polêmica com Proudhon:As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.

5ªA atual crise sistêmica do capitalismo engloba tanto aspectos econômicos quanto metodológicos. Do ponto de vista econômico, a crise revela a inadequação do discurso neoliberal ao propiciar a harmonia social por meio de mercados desregulados. Pelo ponto de vista filosófico, entretanto, essa é também uma crise do individualismo metodológico e de suas suposições de que a racionalidade individual engendra automaticamente uma racionalidade social na qual os indivíduos são caracterizados por uma essência natural e a-histórica, independentemente do meio social que produzem. Como tentativa de conter a atual crise econômica mundial, várias medidas e soluções são propostas por economistas, analistas de conjuntura e outros intelectuais.

um novo rumo com Decartes, que produzia estudos específicos para o corpo e para mente, separando o corpo da alma, a razão do plano físico, material do pensante, tornando assim o corpo autônomo, devolvendo à realidade temporal a sua aptidão original, reconhecendo-lhes a autonomia abusivamente submetida ao poder religioso tornando objeto da ciência.

Já a fins do século XVII, quando a psicologia inicia seu processo de independência como ciência, fazia parte do associacionismo, ramo da filosofia que trouxe como objeto a consciência para a Psicologia. A partir deste ponto a Psicologia traz o funcionalismo (consciência como fruto da evolução, que se adaptam ao meio) e o Estruturalismo (a pesquisa da combinações, estímulos e conexões da consciência que levam a compreender os fenômenos mentais.), marcas de fundamentação e estrutura da psicologia em grande parte.

Como eclosão dos fundamentos filosóficos em frações ou inteiros a psicologia evoluiu e trouxe novas linhas de pensamentos muito bem fundamentadas e atuais na sociedade entre várias sitamos a Psicologia comportamental (controle do ambiente no comportamento), Gestalt e a Psicanálise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com