TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E PSICOLOGIA

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA _ UNOESC

ÁREA DAS CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE FILOSOFIA

UNIDADE II

RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E PSICOLOGIA

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia, Áreas das Ciências da Vida, da Universidades do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.

Orientador: Professor Luiz Carlos Lückmann

JOAÇABA

2015

UNIDADE II

RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E PSICOLOGIA

QUESTIONÁRIO

1.        Qual foi o tema principal abordado por Sócrates em seus diálogos com a juventude da época? Por que esse tema volta a ter importância nos dias de hoje?

R: Psyché _ alma humana, principal tema abordado por Sócrates. Ele instigava os jovens à busca de conhecimentos dentro de si mesmo. Apesar de todas as formas de interação e comunicação, estamos, de certa forma, isolados em nosso próprio mundo. Isso se deve ao fato das relações serem superfíciais, as pessoas não mais expõem suas ideias, mas sim ipõem, não abrem meios ou não estão abertos para dialogar e discutir diferentes pontos de vista.

        

2.        Interprete a seguinte frase tirada do texto sobre Sócrates: “O processo de aprender é um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior for o interesse de aprender”.

R: De acordo com Sócrates o conhecimento tem de vir de dentro e depende de cada um buscá-lo, desenvolver o seu processo de aprendizagem juntamente com os fatores externos. Não se trata apenas de conhecer mas de se conhecer. As pessoas ao nosso redor podem nos oferecer caminhos, nos orientar, mas não nos impor conhecimentos.

3.        Qual era o método que Sócrates utilizava para ensinar filosofia? Quais as vantagens que esse método possui sobre outros métodos tradicionais?

R: O método utilizado por Sócrates para ensinar filosofia aos jovens de sua época era a Maiêutica, que em português significa parir, dar a  luz. Em seu método Sócrates fazia com que as pessoas buscassem conhecimentos dentro de si mesmas, está é a vantagem, a principal delas. Ao invés de orientá-los a pesquisas e buscar o conhecimento através de meios físicos e palpáveis, Sócrates os estimulavas à extrair de si mesmos as respostas. Um conhecimento até então enclausurado e obscuro brotava na da alma de cada jovem fazendo florescer o verdadeiro conhecimento que vem de dentro.

4.        Ensinar o homem a cuidar de sua própria alma (psyché) foi a principal tarefa desempenhada por Sócrates. O que significa “cuidar da sua própria alma”?

R:  Sendo a alma a essência de tudo, Sócrates acreditava que, antes de qualquer coisa, era à ela que o homem devia cuidar e aperfeiçoar. “Cuidar da sua própria alma”, portanto significa cuidar de seu próprio ser, de seu íntimo, aperfeiçoar nossa essência, trabalhar com nossa parte inteligível e produtiva, de onde tiramos o nosso mais puro conhecimento. Precisamos cuidar da nossa “alma’, pois é nela que buscamos verdades ocultas no mundo, é no íntimo que estão aprisonadas nossas melhores e mais valorozas riquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com