TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Psicologia

Por:   •  2/5/2018  •  Ensaio  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia refere-se ao estudo científico dos processos mentais e comportamento do ser humano. Por outro lado, o senso comum refere-se ao bom senso na prática  e teoria sobre as coisas. Como pode-se observar, a diferença fundamental entre psicologia e senso comum decorre de sua fonte de conhecimentoA psicologia se baseia em ciência, compreensão teórica e pesquisas, mas o senso comum se baseia na experiência. Ele tem fatores positivos e negativos. Por um lado congrega conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para uma vida adaptativa na sociedade em que estamos inseridos, por outro lado poderá originar o prolongamento de crenças ou opiniões não verdadeiras e/ou preconceituosas que se arrastam no tempo. Por exemplo, no senso comum, pensa-se muitas vezes que psicólogo é aquele que abana com a cabeça e responde assertivamente às questões que lhes são colocadas, trazendo milagrosamente a cura para os problemas do paciente. Espera-se dele tudo o que até então não foi conseguido, como que se ele tivesse um poder mágico ou sobrenatural. Outros também pensam que psicologia é “coisa para loucos”, principalmente pelas grandes contribuições que a psicologia fez e faz com relação ao diagnóstico e tratamento de problemas de saúde mental, mas também por desconhecimento do que faz um psicólogo.

A psicologia começa sua história no meio científico na segunda metade do século XIX na Europa, com investigadores, denominados ‘’psicofísicos’’, que começaram a estudar os órgãos dos sentidos, pois se entendia que é através deles que o mundo externo é percebido. Surge então um foco maior no funcionamento do cérebro, e o reflexo e as sensações passam a ser objetos se estudos científicos (Bock, 1999).

 Em 1875, Wundt apresenta a psicologia como uma nova ciência, intermediária entre a biologia e a sociologia.

Existe uma forte relação entre a Filosofia e a Psicologia. A palavra psicologia vem do grego antigo psyché (alma, mente) e logia (estudo, razão) que etimologicamente significa o estudo da alma ou da mente. Os primeiros estudos sobre o psiquismo e a alma foram realizados pela Filosofia Grega, a qual observava atentamente as atividades humanas e a manifestação da alma[2]. Inicialmente pode-se entender a psicologia como uma ponte entre a filosofia e a fisiologia, que ao longo de sua história, evoluiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com