TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convite A Filosofia

Dissertações: Convite A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 6

CONVITE A FILOSOFIA

MARILENE CHAUI

Política para muitos representa apenas a profissão de ser político, mas na verdade existem várias maneiras de representar a política, por exemplo: Política da escola, política do hospital, política da empresa, enfim a política existe para vários fins.

Pode-se considerar então política como, uma atividade de governo, profissão de alguns especialistas, administrarem o que é político ou também a ação coletiva referida aos governantes.

Existem também vocabulários dentro da política, por exemplo: democracia, aristocracia, oligarquia, tirania, despotismo, anarquia, monarquia que representam e designam; regimes políticos, república, império, poder, cidade, ditadura, senado, povo, sociedade, pacto, consenso, entre outros. A política foi criada para evitar conflitos pelo uso da violência, exigindo novas soluções.

A VIDA POLITICA – NO PONTO DE VISTA DE MARILENA CHAUÍ.

De acordo com o que descreve Marilena Chauí, a Política tem dois significados, sendo eles: O Governo – que seria a política realizada por certo tipo de profissional – denominado o Político.

Uma Ação Coletiva – que seria, por exemplo, o movimento estudantil nas ruas, reivindicando conquistas, leis e direitos feito por membros da sociedade.

Entende-se que a Política pode ser uma profissão, onde se refere a uma atividade de governo que exige organização de gestão institucional. E pode ser denominado como política também a maneira de organizar e gerir instituições que envolvem poder.

Devido ao crescimento das atribuições conferidas ao governo, o Estado ampliou o campo das atividades políticas, abrangendo as questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação fez com que generalizasse o uso da palavra política, referindo a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

Diante dessas ampliações podemos distinguir entre o uso generalizado e vago da palavra política e outro mais preciso, dando a ela três significados principais inter-relacionados:

1- O significado de governo, entendido como direção e administração do poder

Público, sob a forma do Estado.

A política, neste primeiro sentido, refere-se, portanto, à ação dos governantes que detêm a autoridade para dirigir a coletividade organizada em Estado, bem como as ações da coletividade em apoio ou contrárias à autoridade governamental e mesmo à forma do Estado.

2- O significado de atividade realizada por especialistas, os administradores e profissionais, os políticos, pertencentes a certo tipo de organização sociopolítica os partidos, que disputam o direito de governar, ocupando cargos e postos no Estado.

Neste segundo sentido, a política aparece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder.

3- O significado, derivado do segundo sentido, de conduta duvidosa, não muito

confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e freqüentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos. Este terceiro significado é o mais corrente para o senso comum social e resulta numa visão pejorativa da política.

Na política precisamos tolerar e desconfiar ao mesmo tempo. A desconfiança pode referir tanto aos ocupantes atuais dos cargos e postos políticos, quanto a grupos e organizações que lhes fazem oposição e pretende derrubá-los visando ocupar os mesmos cargos e postos ou para criar um outro Estado.

Assim sendo, Marilena Chauí nos convida através da história, a refletirmos sobre a política e sua evolução desde os primeiros “lampejos” de organização em sociedade até os dias de hoje.

Partindo das bases Greco romanas, a palavra Política é grega vinda da Polis. E Polis eram as cidades onde encontrávamos pessoas livres, inteligentes, portadoras de direitos como a isonomia e a isegoria. E dentro deste ciclo encontrava-se a cultura, a arte, os costumes e tudo o que era necessário para que a política existisse. Tanto palavras como Ta politika ou Civitas queriam afirmar o mesmo sentido de conjunto das instituições públicas e sua administração pelos membros da cidade. Era o que hoje chamamos de ESTADO.

Mas antes desde crescimento Grego e Romano, tínhamos outros tipos de política, outras maneiras de organização social, como o poder Despótico ou Patriarcal. Era exercido pelo chefe da família sobre todos os outros. Todos dependiam de seu poder que era político, econômico, militar, por alianças matrimoniais, e todos ofereciam sua lealdade incondicional a esse chefe. Era um poder total onde dependia o permitido ao proibido. Tinha ligação com as forças sagradas permitido assim a guerra ou a paz.

Sua cabeça encarnava a vontade que ordena, seus membros superiores encarnavam os delegados que o representavam, seus membros inferiores encarnavam os súditos que o obedeciam.

Tinha o poder de mágico onde poderiam matar ou curar, amaldiçoar ou abençoar. Por ser de origem divina, acreditava-se em sua imortalidade como condição da preservação da comunidade. E todo esse poder era hereditário sendo transmitido ao primogênito ou na sua falta, a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com