TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convite à Filosofia

Tese: Convite à Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Tese  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 16

Convite a filosofia Para que filosofia? 1/6

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, p. 05 - 67. 2006,

“Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações” (CHAUÍ, p.05).

“[...] acreditamos que somos seres sociais, morais e racionais, pois regras, normas, valores, finalidades só podem ser estabelecidas por seres conscientes e dotados de raciocínio.”

(CHAUÍ, p.08)

“Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; [...]” (CHAUÍ, p.08).

“Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de “que horas são”?” [...] perguntasse: O que é o tempo? ”

(CHAUÍ, p.09)

“Alguém que tomasse essa decisão, estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência.” (CHAUÍ, p.09).

“Esse alguém estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.” (CHAUÍ, p.09). “A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.” (CHAUÍ, p.09).

“Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.”

(CHAUÍ, p.10)

“Para quem pensa dessa forma, o principal para a Filosofia não seriam os conhecimentos (que ficam por conta da ciência), nem as aplicações de teorias (que ficam por conta da tecnologia), mas o ensinamento moral ou ético. A Filosofia seria a arte do bem viver.” (CHAUÍ, p.11)

“A Filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma ideia ou um valor; [...]” (CHAUÍ, p.12).

“[...] A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele.” (CHAUÍ, p.12).

“A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.” (CHAUÍ, p.12).

“Como vimos, a atitude filosófica inicia-se indagando: O que é? Como é? Por que é? [...] Já a reflexão filosófica indaga: Por quê? O quê? Para quê?” (CHAUÍ, p.12).

“Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.” (CHAUÍ, p.13).

Convite a filosofia Para que filosofia? 2/6

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, p. 05 - 67. 2006,

“A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia. Não é política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a natureza e as formas do poder. Não é história, mas interpretação do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreensão do que seja o próprio tempo.” (CHAUÍ, p.16).

“O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. [...]. Desse ponto de vista, a Filosofia é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil.” (CHAUÍ, p.16).

“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se der a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.” (CHAUÍ, p.17)

“A palavra filosofia é grega. [...] deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.” (CHAUÍ, p.18)

“Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que seja a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.” (CHAUÍ, p.20).

“A ideia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos.” (CHAUÍ, p.22).

“A ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento” (CHAUÍ, p.22).

“A ideia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso.” (CHAUÍ, p.22)

“A ideia de que as práticas humanas, [...] dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, [...]” (CHAUÍ, p.22).

“A ideia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários, porque obedecem a leis naturais ou da natureza humana, mas também podem ser contingentes ou acidentais, [...]”.

(CHAUÍ, p.22)

Convite a filosofia Para que filosofia? 3/6

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, p. 05 - 67. 2006,

“A ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com