TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convite A Filosofia

Casos: Convite A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 8

RAZÃO

1° O que é o Inatismo?

R= O inatismo afirma que nascemos trazendo em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas idéias verdadeiras, que, por isso, são idéias inatas.

2° O que é o empirismo?

R= Ao contrário do inatismo, o empirismo afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência, ou seja, de nossa vivência.

3° Qual o significado do mito de Er. narrado por Platão na República?

R= Para explicar a teoria da reminiscência, Platão narra o mito de Er. O pastor Er, da região da Panfília, morreu e foi levado para o Reino dos Mortos. Er fica sabendo que todas as almas renascem em outras vidas para se purificarem de seus erros passados até que não precisem mais voltar à Terra, e que antes de voltar as almas podem escolher a nova vida que terão. As que escolhem uma vida de riquezas, poder, dificilmente ou talvez nunca, lembrarão das verdades que conheceram, em vidas passadas, nas suas novas vidas. Enquanto os que optam por uma vida de sabedoria, serão capazes de lembrar e ter a sabedoria, usando a razão.

4° Como descartes explica as ideias inatas, adventícias e fictícias?

R= Para Descartes, as idéias adventícias, são aquelas que se originam de nossas sensações, percepções, lembranças; são as idéias que nos vêm por termos tido a experiência sensorial ou sensível das coisas a que se referem. Já as idéias fictícias: são aquelas que criamos em nossa fantasia e imaginação, compondo seres inexistentes com pedaços ou partes de idéias adventícias que estão em nossa memória. Por fim, as idéias inatas são aquelas que não poderiam vir de nossa experiência sensorial porque não há objetos sensoriais ou sensíveis para elas, nem poderiam vir de nossa fantasia, pois não tivemos experiência sensorial para compô-las a partir de

nossa memória. As idéias inatas são inteiramente racionais e só podem existir porque já nascemos com elas.

5° Como os empiristas explicam a atividade do conhecimento?

R= Os empiristas afirmam que nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações. Os objetos exteriores excitam nossos órgãos dos sentidos e vemos cores, sentimos sabores e odores, ouvimos sons, sentimos a diferença entre o áspero e o liso, o quente e o frio, etc. As sensações se reúnem e formam uma percepção; ou seja, percebemos uma única coisa ou um único objeto que nos chegou por meio de várias e diferentes sensações.

6° Por que David Hume afirma que o princípio de causalidade, empregado nas ciências e na filosofia, não é inato e sim adquirido por experiência?

R= Para Hume, a experiência mostra, todos os dias, que, se eu puser um líquido num recipiente e levar ao fogo, esse líquido ferverá, saindo do recipiente sob a forma de vapor. Se o recipiente estiver totalmente fechado e eu o destampar, receberei um bafo de vapor, como se o recipiente tivesse ficado pequeno para conter o

líquido. A experiência também me mostra, todo o tempo, que se eu puser um objeto sólido (um pedaço de vela, um pedaço de ferro) no calor do fogo, não só ele se derreterá, mas também passará a ocupar um espaço muito maior no interior do recipiente. E ao mostrar como se forma o princípio da causalidade, Hume não está dizendo apenas que as idéias da razão se originam da experiência, mas está afirmando também que os próprios princípios da racionalidade são derivados da experiência.

7° Quais os problemas do inatismo?

R= Se os princípios e as idéias da razão são inatos e por isso universais e necessários, como explicar que possam mudar? Platão afirmava que a idéia de justiça era inata, vinha da contemplação intelectual do justo em si ou do conhecimento racional das coisas justas em si. Sendo inata, era universal e necessária. Porém, os seres humanos variam muito nas suas opiniões sobre o justo e a justiça, pois essas opiniões se formam por experiência e esta varia de pessoa para pessoa, de época para época, de lugar para lugar. Por isso mesmo, são simples opiniões. E ao inatismo não caberiam essas mudanças e variações.

8° Quais os problemas do empirismo?

R= Se as ciências são apenas hábitos psicológicos de associar percepções e idéias por semelhança e diferença, bem como por contigüidade espacial ou sucessão temporal, então as ciências não possuem verdade alguma, não explicam realidade alguma, não alcançam os objetos e não possuem nenhuma objetividade. a marca própria da experiência é a de ser sempre individual, particular e subjetiva. Se o conhecimento racional for apenas a generalização e a repetição para todos os seres humanos de seus estados psicológicos, derivados de suas

experiências, então o que chamamos de Filosofia, de ciência, de ética, etc. são nomes gerais para hábitos psíquicos e não um conhecimento racional verdadeiro de toda a realidade, tanto a realidade natural quanto a humana.

9° Porque os problemas do inatismo e do empirismo suscitam o aparecimento do ceticismo?

R= Pois o cético sempre manifesta explicitamente dúvidas toda vez que a razão tenha pretensão ao conhecimento verdadeiro do real.

VERDADE

18° O que é juízo analítico? E sintético?

R= O juízo é analítico quando a própria explicação do sujeito, no enunciado, são os predicados. Exemplificando: a máquina fotográfica é utilizada parar tirar fotos, ou seja, utilizada para tirar fotos é a explicação do que é maquina fotográfica. Nessa forma de juízo então, pode-se afirmar que o predicado analisa o conteúdo do sujeito.

Já o juízo sintético, segundo Kant é ampliativo, pois aumenta nosso conhecimento. Ele ocorre quando entre o sujeito e o predicado é formulada uma síntese, são oferecidas novas informações sobre o sujeito. Utilizando o mesmo exemplo: algumas máquinas fotográficas fazem gravação de vídeos, foi acrescentado algo novo sobre as

máquinas, portanto houve juízo sintético.

19° O que é juízo sintético a priori?

R= Kant afirmava que o juízo sintético devia ser considerado uma verdade de fato. Isso gerou uma discussão entre os filósofos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com