TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convite A Fiosofia

Trabalho Universitário: Convite A Fiosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

CONVITE Á FILOSOFIA

1. Por que Sócrates é considerado o patrono da filosofia?

R. Sócrates foi o primeiro filósofo a estudar o homem, ele marca a história da filosofia. Podemos dividi-la em antes e depois de Sócrates. Ele dá uma abordagem muito profunda ao homem, utiliza o método chamado Maiêutica, pelo qual vai fundamentar suas ideias e chegar ao conhecimento. Sócrates trabalha o homem como centro da questão da Filosofia, não mais do Universo, porque se o homem conhece a si mesmo ele vai conhecer o Universo. Primeiro é preciso estudar a si mesmo, estudar ao homem e depois o Universo.

2. De acordo com o texto, por que se pergunta: “Para que filosofia?” Por que nossa cultura se pergunta pela utilidade dela?

R. Para que Filosofia? pela decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana. Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade pratica, muito visível e de utilidade imediata.

Então qual seria a utilidade da Filosofia? Ela serve para que se abandone a ingenuidade, os preconceitos do senso comum, não se deixar guiar pela submissão das ideias dominantes e dos poderes estabelecidos. Buscar compreender o significado do mundo, da cultura, da historia. Conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na politica. Dar-se a cada um e a sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa pratica que deseja a liberdade e a felicidade para todos. Portanto podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes.

3. O que é e como é a reflexão filosófica?

R. A reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de vota do pensamento sobre si mesmo a fim de se conhecer, para indagar como é possível o próprio pensamento, pois não somos somente seres pensantes. Somos seres que agem no mundo, que se relacionam (Outros humanos, animais, plantas, coisas, fatos e acontecimentos) e exprimimos essas relações tanto pela linguagem como por atitudes. A reflexão filosófica também se volta para as relações que mantemos com a realidade que nos rodeia em nosso dia a dia, em nossas falas e ações que são realizadas através destas relações.

4. Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?

R. Os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica são:

 Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? isto é, quais as causas para pensarmos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?

 O que queremos pensar quando pensamos, que queremos dizer o que dizemos, o que queremos fazer quando agimos? isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?

 Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?

Essas três questões podem ser resumidas em: O que é pensar, falar e agir?

5. Que quer dizer a palavra filosofia? A quem se atribui a invenção dessa palavra?

R. Filosofia quer dizer amor a sabedoria. Em grego o significado da palavra Filosofia Filo = Amor, Sofia = sabedoria. Foi Pitágoras o primeiro a empregar esse termo, para ele o ser humano não pode ser sábio, é impossível. A sabedoria cabe apenas ao Deus. O ser humano pode apenas buscar a filosofia, como intuito da Vida desenvolver a sabedoria. Mesmo sabendo que nunca vai alcançar a sabedoria plena. O homem não pode ser sábio ele pode ser filósofo. Ele pode ser amigo do saber.

6. Quais os principais traços (ou características) da Filosofia nascente?

R. A Filosofia nascente, tem como característica principal buscar toda a análise, todo o seu desenvolvimento por meio da razão. Por meio da lógica, por meio da capacidade racional. O filósofo não quer buscar uma explicação que se utiliza de meios sobrenaturais. Ele utiliza meios racionais, quer explicar as coisas a partir de suas capacidades, que é os sentidos, a razão. A razão é o instrumento principal da Filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com