TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Popular

Pesquisas Acadêmicas: Cultura Popular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO- CAMPUS GUANAMBI

CULTURA POPULAR

Guanambi/BA, 25 de fevereiro de 2013.

CULTURA POPULAR

Guanambi/BA, 25 de fevereiro de 2013.

CULTURA POPULAR x CULTURA DE MASSA

A cultura popular pode ser definida como o resultado da interação ininterrupta entre pessoas de determinadas regiões, caracterizando suas peculiaridades nos diversos campos: como crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.

De outra maneira, aparece a cultura de massa que produz manifestações culturais que são disseminadas pelas mídias. Esta é produzida para atingir o máximo de pessoas possível, para chegar ao povo.

Ao contrário da cultura de massa, a cultura popular é passada de geração em geração, principalmente de forma oral. O conteúdo dessa cultura é influenciado pelas indústrias que disseminam o material cultural, como cinema e televisão, pois, existe a oportunidade de alterá-lo e muitas vezes isso ocorre.

A cultura popular é conservadora e inovadora, pois é ligada a tradição, mas inclui os elementos corriqueiros que surgem com o tempo. Esses elementos são essenciais, porque é a origem da inspiração dessa cultura. Diferente da cultura erudita, que é aquela ensinada nas escolas, e que às vezes é vista como um “produto” e faz parte de uma elite.

FONTES DA CULTURA POPULAR

A cultura de massa tem múltiplas origens. É alimentada principalmente à custa das indústrias que têm lucros a inventar e promover material cultural. Entre elas, encontram-se a indústria da música popular, cinema, televisão, rádio, bem como editoras de livros e jogos de computador.

Uma segunda fonte da cultura popular, muito diferente da primeira, é o folclore. Inclusivamente, no mundo pré-industrial, a cultura de massa como hoje é entendida não existia, existindo, no entanto, uma cultura folclórica. Esta camada anterior de cultura ainda persiste na nossa sociedade, seja, por exemplo, em forma de anedotas ou de calão, as quais se espalham pela população de boca em boca, tal como sempre aconteceu.

Apesar de ser repetidamente mortificado pelos abastecedores de cultura comercial, o público tem os seus próprios gostos e nem sempre são previsíveis quais os itens culturais a ele vendidos que obterão sucesso. Este ponto forma outro ingrediente da cultura de massa. Por outro lado, as crenças e opiniões acerca dos produtos da cultura comercial são espalhados de boca em boca, sendo modificadas no processo, tal e qual como o folclore.

Uma fonte diferente de cultura popular são as comunidades profissionais que providenciam fatos ao público, frequentemente acompanhados por interpretação. Estas incluem os media de notícias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com