TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE ÉTICA E MORAL

Artigo: DEFINIÇÃO DE ÉTICA E MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÃO DE ÉTICA E MORAL

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

MORAL

Numa breve definição de moral, pode se dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Dessa forma, as mais diferentes expressões culturais possuem diferentes sistemas morais para organização da vida em sociedade.

Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo. Do contrário, haveria uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de suas vontades.

ÉTICA

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

EXEMPLIFICAÇÃO

Qualquer situação em que determinado indivíduo cumpra seus deveres perante à sociedade de maneira responsável, mantendo relações respeitosas e não prejudiciais pode exemplificar ações morais de maneira eficaz.

Para ilustrar melhor essas ações, suponhamos que uma instituição hipotética receba certa quantia em dinheiro do governo. Esse dinheiro é enviado à instituição para que possa ser investido em projetos, melhorias, etc. e cabe ao diretor da instituição redirecionar o dinheiro conforme as necessidades existentes.

É uma questão de valores morais que o diretor faça bom uso da verba, beneficiando a entidade onde trabalha. Se essa for a atitude tomada pelo diretor, pode-se considerar essa situação como uma “ação moral”.

No entanto, se esse diretor for um exemplo de “pessoa de má fé”, desviará parte da verba doada para usar em benefício próprio. Esse tipo de comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com