TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO

Tese: DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Nos últimos anos, a relação entre desigualdades,diversidade e violência tem ocupado um lugar de maior destaque no debate contemporâneo.

A diversidade, entendida como construção histórica, social, cultural e política das diferenças, realiza-se em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades e da crise econômica que esta no contexto nacional e internacional. Não se pode negar, nesse debate, os efeitos da desigualdade socioeconômica sobre toda a sociedade.Portanto, a análise sobre a trama desigualdades,diversidade e violência deverá ser realizada levando em consideração a sua inter-relação com alguns fatores, tais como: os desafios da articulação entre políticas de igualdade e políticas de identidade ou de reconhecimento da diferença no contexto nacional e internacional, a necessária reinvenção do Estado rumo à emancipação social, o acirramento da pobreza e a desigual distribuição de renda da população, os atuais avanços e desafios dos setores populares e dos movimentos sociais em relação ao acesso à educação, à moradia, ao trabalho, à saúde e aos bens culturais, bem como os impactos da relação entre igualdade, desigualdades e diversidade nas políticas públicas.

2.2 Das distintas discussões acadêmicas sobre a cultura brasileira, ou seja, sobre a formação cultural de um povo, de uma nação ampla a um determinado Estado-Nação, os assuntos referentes aos negros (étnico-raciais) ganharam ênfase nas ciências sociais desde a sua formação e institucionalização enquanto campo de conhecimento científico. Podemos confirmar ainda a trajetória do pensamento sociológico no Brasil pelo desenvolvimento de alguns temas padrão para se pensar em relação o país, tais como o problema da nação (branco europeu, negros africanos e índios), do Estado e da política, da modernização e do desenvolvimento econômico e social, dentre outros. Quando o assunto é diversidade gera uma ampla discussão, pois envolve uma área de relacionamentos com diversos temas sobre este assunto. Pode-se pensar sobre diversidade cultural no Brasil, no mundo, na sociedade, na cultura, na sexualidade, na escola, na religião, na cidadania, entre outras. O foco encontrar-se em direitos humanos educação das relações entre étnico-raciais. A sistematização de saber e praticas que estabelece relações entre direitos humanos à igualdade e diversidade tende servir de referencia para o prosseguimento do trabalho político organizativo e a operam na educação básica. O intuito de aproximação na educação das relações étnico-raciais são profundamente oportunos, porque se tratada promoção do direito humano á igualdade.

O que e importante apresenta é que o combate ao racismo e às desigualdades raciais é de fundamental importância para pensar um país mais justo e democrático, uma vez que essas questões são das desigualdades que temos hoje. E isso deve ser feito todos os dias, todos os meses do ano, é uma luta cotidiana: seja nas escolas, exigindo a aplicação da Lei (que torna obrigatório o ensino da História da África e a História Afro-Brasileira), seja na universidade através das cotas, ou no dia-a-dia, em situações de discriminação racial. As cotas raciais, por outro lado, permitem que novos profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com