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Denuncia dos horrores do século XX

Por:   •  22/4/2015  •  Seminário  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  162 Visualizações

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Educandário Padre Gilberto

EPG

Denúncia dos horrores do século xx

Literatura e Poesia

                                               

 Grupo: Daniel Lima, Jéssica Freire, Joanne Rodrigues,  Kamilla Menezes, Laís Caroline, Rebeka Novais Tainá Fernandes e Taissa Campos.

Prof ª: Késia Louzada

Filosofia

Setembro – 2012

Vitória da Conquista – BA

Sumário                                                                                                             

I. Introdução - Pesquisa teórica 

    1-Contexto histórico                                                                                                      3

    2- Literatura e a segunda guerra mundial                                                                      3

    3- Literatura e poesia                                                                                                     4

    4- A filosofia e o principio de tudo                                                                               5

    5- O século XX e seus principais Movimentos Artísticos                                            5                                

II. Movimento Literário de destaque

  1. Realismo                                                                                                                 6

III. Alguns pensadores e influentes da filosofia                                                               7

   1-Freud e a sua psicanálise                                                                                            7

   2-Joung ( Ego)                                                                                                               7

   3-O ideal iluminista de Stefan Zweig                                                                            8

IV. Conclusão                                                                                                                   9

V. Referências                                                                                                                  9

I.

1.        O século XX iniciou em primeiro de janeiro de mil novecentos e um e terminou em trinta e um de dezembro de dois mil. Durante esse período ocorreu inúmeros avanços tecnológicos, a eclosão de conflitos e o desenvolvimento dos movimentos Vanguarda. No início do século XX o Brasil preparava para mudanças na sua forma de se ver e de fazer arte vivia uma grande confluência de tendências literária tradicionais, que caminhava lentamente rumo a alguma inovação estética. Enquanto, na Europa, produzia vários movimentos nas artes plásticas que, por sua natureza destruidora, romperam com os padrões artísticos do passado e instauraram novos padrões de beleza e concepção artística. O surgimento da teoria sobre o inconsciente de Freud, que buscava expressar o universo interno e caótico dos sonhos, da loucura, do delírio e do mito, teve sua importância na efervescência estética, junto com o ambiente de insegurança da Primeira Guerra Mundial. O medo da destruição pela violência de um conflito no centro da Europa gerou um sentimento que serviu de mola-mestra para a expressão artística de quase todos os movimentos de Vanguarda Europeia. Como forma de exteriorizar a simbologia do inconsciente, pintores como Salvador Dali, romperam com a lógica tradicional cultuada desde a Antiguidade Clássica. O resultado para a literatura foi a possibilidade de se expor o universo interno dos personagens em sua lógica e em seu ritmo próprio. A partir de 1901, alguns dos escritores brasileiros mais importantes começam a elaborar obras que têm como tema sempre um assunto retirado da realidade do país, obras que contêm personagens das mais diversas regiões brasileiras.

2.        O século XX foi um dos séculos mais turbulentos dos tempos modernos devido aos muitos fatos ocorridos em seu decorrer. O que mais o marcou foram dois eventos bastante traumáticos: a Primeira Guerra Mundial e a ainda mais destrutiva Segunda Guerra Mundial, que teve como ponto culminante a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, e as muitas guerras locais e ataques terroristas que têm ocorrido em todo o mundo. Tudo isso culminou em uma dupla dimensão: o Bem e o Mal, o Eu e o Outro. Tiveram plena consciência disto, artistas e escritores que inspirados nisso puderam representar a complexidade da alma humana e, talvez, a impossibilidade de atingir uma única verdade. Esta multiplicidade de mundos - ao mesmo tempo contíguos e conflituosos - foi motivo de vários desconcertos, mas que, apesar de tudo, contribuíram ao crescimento e à maturação do homem contemporâneo.

3-        Os artistas se dedicam à análise das relações entre os seres humanos e a vida cotidiana desumanizada, dominado pelo pragmatismo, o culto do dinheiro e da insatisfação. A literatura social trata das questões sociais, em resposta a polarização ideológica que se impõe no mundo do pós-guerra. A memória da guerra e da comunicação de novos conflitos, a falta de liberdades, a desigualdade social, o mundo do trabalho, a pobreza e os processos de descolonização são as questões abordadas pelos autores dessa época. Entre os últimos anos do século XIX e os vintes primeiros do século XX surgiram tendências literárias que caminhavam rumo a uma inovação estética durante um período de convulsão artística na Europa que produzia uma literatura que rompia com os padrões de beleza devido ao cenário de insegurança com a transição do século e a iminência da Primeira Guerra Mundial. A descrença de um mundo melhor, o medo da destruição pela violência de um conflito no centro da Europa gerou o sentimento que serviu de molde para os movimentos da Vanguarda Européia. A literatura do século XX foi fortemente influenciada pelas teorias de Freud baseadas no surrealismo ao expor o universo interno das personagens em sua lógica e em seu ritmo próprio, ignorando muitas vezes os recursos de pontuação. O expressionismo contribui para a externalização do mundo interno por meio do fluxo de consciência, e a denuncia da realidade instável do século. Já o cubismo proporcionou a multiplicação de planos e focos narrativos, dando ao escritor a possibilidade de romper com a lógica natural de sua narrativa, em prol de sua expressão. No futurismo houve o uso de expressões e textos sintéticos, o antidiscursivismo e as palavras em liberdade, principalmente substantivos e verbos.

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